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Por dentro da malha cicloviária de Curitiba

Promover a intermodalidade faz parte da estratégia da prefeitura de Curitiba, a capital do Estado do Paraná. Hoje, a cidade conta com 208 km de vias para bicicletas, mas o Plano de Estrutura Cicloviária, instituído pelo Decreto Municipal 1418/2019, prevê chegar até 408 km até 2025. Ou seja, a ideia é quase dobrar a malha cicloviária de Curitiba em menos de três anos. Já com obras em andamento, em setembro a cidade registrava, de acordo com a prefeitura de Curitiba, 252,1 km de extensão entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e passeios compartilhados. Assim como acontece em outras capitais, quem usa essa estrutura diariamente a valoriza, mas também sabe que ainda há muitos desafios.

“Como usuários, não percebemos esses mais de 200 km de vias para bicicletas. De fato, espaços segregados mesmo, são menos da metade disso e chamamos de ‘calçadovia’, porque não separam os ciclistas dos pedestres. O restante são ciclofaixas, desenhadas nas vias lentas, que acompanham as canaletas dos ônibus”, diz Patricia Valverde, artista, proprietária da Bicicletaria Cultural e usuária frequente dessas estruturas em Curitiba.

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