Políticas públicas

A mobilidade por bicicleta depende essencialmente de políticas públicas (decisões e ações tomadas pelos governos – nacionais, estaduais ou municipais – que visam aplicar os direitos sociais), as quais podem e devem ser vinculadas às diversas áreas da administração pública, tais como mobilidade, saúde e educação.

Grande parte do esforço reivindicatório da sociedade civil é dispendido na busca da aplicação de políticas públicas.


CONTEÚDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO OBSERVABICI

O tema Políticas Públicas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE POLÍTICAS PÚBLICAS

INSIRA POLÍTICAS PÚBLICAS

Notícias relacionadas

‘Luto na luta’: parentes de vítimas no trânsito e ativistas pedem a governo eleito ‘foco nas pessoas e não nos carros’

Ontem, 30 organizações da sociedade civil entregaram à equipe de transição a Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável. A União de Ciclistas do Brasil (UCB), a Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo (Cidadeapé) continue lendo…

Leia mais

Curitiba – Prefeitura lança edital para projetos de mais 23,7 km de estrutura cicloviária

O Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba avança com a contratação de projetos para a implantação de novas rotas voltadas à ciclomobilidade, com integração à malha existente, em trechos do Centro e de outros 12 continue lendo…

Leia mais

Quais devem ser as prioridades do novo governo na área de mobilidade?

Thatiana Murillo, do Caminha Rio, lista os desafios dos novos governantes na área de mobilidade: transporte limpo e mais espaços para caminhar e pedalar. Passadas as eleições, o Mobilize está ouvindo especialistas, ativistas, empresários e continue lendo…

Leia mais

Quais devem ser as prioridades do novo governo na área de mobilidade?

Rafael Calábria, do Idec, apresenta algumas ideias para a equipe do governo Lula e também para os novos governadores. “O ponto mais latente no setor da mobilidade urbana é a questão do financiamento dos transportes continue lendo…

Leia mais

O que o Governo Federal pode fazer pela mobilidade?

Por Felipe Alves Passado o segundo turno das eleições presidenciais, com bloqueios de estradas pelos derrotados, e o discurso do vitorioso citando importantes questões ambientais, vou elencar algumas ações que o Governo Federal poderia tomar continue lendo…

Leia mais

Lula e o trânsito 

Por J. Pedro Corrêa. Como ficará o trânsito brasileiro sob o comando de Luiz Inácio Lula da Silva pela terceira vez? Embora seja  muito cedo para começar a especular sobre quem serão os escolhidos para continue lendo…

Leia mais

“Novo governo precisa retomar a Política Nacional de Mobilidade Urbana”

Uirá Lourenço, do Brasília para Pessoas, sugere que o governo Lula recoloque em prática a lei que prioriza pedestres, ciclistas e o transporte coletivo. O incansável ativista Uirá Lourenço, do blog Brasília para Pessoas, respondeu continue lendo…

Leia mais

Malha cicloviária de Fortaleza cresce mais de 500% nos últimos dez anos

Segundo dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), mais de 78% das infraestruturas cicloviárias existentes na Capital estão situadas em áreas periféricas com IDH baixo e muito baixo. “A maior parte da nossa continue lendo…

Leia mais

3 ações que podem promover a bicicleta e a equidade no acesso à cidade no Brasil

O uso das bicicletas tem crescido nos últimos anos e alterado a paisagem nas grandes cidades do Brasil. Entre os fatores que podem ter contribuído para essa mudança, um dos mais evidentes é o investimento continue lendo…

Leia mais

Ciclovias em BH: Um caminho tortuoso

O belo-horizontino que tem a bicicleta como meio de transporte enfrenta obstáculos que tornam seu caminho lento e perigoso. O ciclista Vitor Marques, 34, morto anteontem no bairro Santa Amélia, região da Pampulha, foi atingido continue lendo…

Leia mais
1 2 3 15