Políticas públicas

A mobilidade por bicicleta depende essencialmente de políticas públicas (decisões e ações tomadas pelos governos – nacionais, estaduais ou municipais – que visam aplicar os direitos sociais), as quais podem e devem ser vinculadas às diversas áreas da administração pública, tais como mobilidade, saúde e educação.

Grande parte do esforço reivindicatório da sociedade civil é dispendido na busca da aplicação de políticas públicas.


CONTEÚDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO OBSERVABICI

O tema Políticas Públicas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE POLÍTICAS PÚBLICAS

INSIRA POLÍTICAS PÚBLICAS

Notícias relacionadas

Dia Mundial sem Carro: alternativas ao transporte ainda não atraem motorista

Mesmo tendo que pagar R$ 6,15 pelo litro de gasolina, o engenheiro civil Hudson Correia Santos, 25, morador de Belo Horizonte, é enfático ao responder se deixaria o carro em casa para usar um transporte continue lendo…

Leia mais

Governo Federal aprova plano e campanha para reduzir mortes no trânsito em 50%

A partir de 1º de janeiro de 2022, os brasileiros serão apresentados à campanha nacional Juntos Salvamos Vidas, do Conselho Nacional de Trânsito. De caráter educativo, a iniciativa é parte da estratégia formulada pelo Governo continue lendo…

Leia mais

Fim do Denatran: saiba se extinção do departamento terá impacto na sua vida

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) está, literalmente, com os dias contados. No próximo 16 de setembro, o órgão será extinto e dará lugar à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Na teoria, a alteração autorizada continue lendo…

Leia mais

Dia do Ciclista: entenda como Fortaleza virou “a capital da bicicleta”

Mobilidade ativa é toda forma de deslocamento que não seja motorizado, ou seja, que utilize o esforço humano como fonte de energia. As bicicletas são o exemplo mais comum desse tipo de transporte. O incentivo continue lendo…

Leia mais

Longo caminho a seguir – A cada 4 horas, um ciclista sofre acidente na Grande São Paulo

Reportagem produzida com apoio do International Center for Journalism e Organização Mundial da Saúde, teve mentoria do jornalista Rogério Viduedo e da especialista em trânsito Suzana Nogueira, que ministraram em julho de 2021 o Treinamento continue lendo…

Leia mais

Governo federal estrutura trilhas de longo curso e desenvolve cicloturismo no país

Muito mais do que um meio de transporte, a bicicleta passou a ser um item de lazer indispensável na vida dos brasileiros durante a pandemia. A busca por atividades ao ar livre que proporcionassem distanciamento continue lendo…

Leia mais

Programa Bicicleta Brasil: agora vai?

20 mil mortos. Esse é o saldo negativo direto, em vidas humanas, da falta de segurança para os usuários de bicicletas no Brasil em quase 15 anos. No rol de fatores que podem explicar tamanha fragilidade continue lendo…

Leia mais

Salvador: “Rede cicloviária aumenta mais de 610% em oito anos”

A rede cicloviária de Salvador aumentou mais de 610% em oito anos, segundo a prefeitura. Com a implantação de mais 16 km, a capital baiana passará a contar com aproximadamente 310 km de rede cicloviária continue lendo…

Leia mais

Mobilidade: pandemia sinaliza mudanças de hábitos, mas o poder público não ajuda

Por Josival Pereira. Apesar da resistência dos segmentos que se convencionou denominar de negacionistas e de alguns setores econômicos, o certo é que a pandemia produziu mudanças significativas no jeito de se viver e se continue lendo…

Leia mais

Sem registro, bicicletas elétricas provocam “disputa perigosa” em ciclovias

A morte de um pedestre atropelado por bicicleta elétrica, no fim do mês passado, reascendeu discussão sobre o uso e a regulamentação desse tipo de veículo, no trânsito da Capital. Entre ciclistas, a maior crítica continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 11