ciclomotor | Elétricas | legislação
Perigo nos calçadões: confusões com pedestres, bicicletas e patinetes

Entre as pessoas que circulam pelas orlas na Grande Vitória, é difícil encontrar nesse período de férias quem não tenha presenciado conflitos e até quedas. Muitos afirmam que parte se dá pela circulação irregular de motos elétricas (ciclomotores) nos locais em velocidade mais alta, além pedestres passando pela ciclovia. O gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu, ressaltou que um dos problemas hoje é a falta de respeito e de conscientização quanto ao uso da ciclovia.
“O ciclomotor, por exemplo, deveria estar andando na pista de rolamento, junto com outros veículos. No entanto, ainda temos um problema para caracterizar cada tipo de veículo, já que são considerados pontos como velocidade e potência. Às vezes, só é possível identificar durante abordagem”. Ele ainda reforçou que as ações de fiscalização e orientação quanto ao uso dos espaços estão acontecendo nessa época. Em Vila Velha, a prefeitura destacou, em nota, que o calçadão da orla tem uma ciclovia, com mão e contramão. Disse, ainda, que a Guarda Municipal de Vila Velha realiza ações educativas aos usuários.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Tribuna Online
- Data de publicação original: 23/01/2025
- Endereço: Clique para acessar