Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIPS Ipea

Considerações acerca do dado

A pesquisa SIPS – Sistema de Indicadores de Percepção Social é realizada pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e tem o objetivo de levantar e acompanhar no tempo e no espaço a percepção da população em relação aos serviços de utilidade pública – dentre eles, a mobilidade urbana.

O SIPS foi formulado como pesquisa quantitativa do tipo survey através de entrevistas domiciliares e possui uma margem de erro de 5%, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa SIPS foi aplicada em 2010, 2011 e 2014 e a amostragem variou entre 3.772 e 3. 804 entrevistas, proporcionalmente distribuídas entre os estados da federação. Destaque-se houve mudança na metodologia entre as edições.

Da pesquisa SIPS derivaram diversas publicações, através das quais extraímos os dados expostos a seguir.

Dado do SIPS Ipea

Uso da bicicleta para locomoção no Brasil em 2010: 7%

  • Dado obtido em resposta à pergunta “Qual meio de transporte que você mais usa para se locomover em sua cidade?” disponível no relatório da pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social – SIPS – 1, a qual foi realizada em 2010 e publicada em 2011
  • O relatório SIPS 2014 – Percepções da população sobre políticas públicas, referente às pesquisas realizadas entre 2010 e 2014 não apresentou dado específico para bicicleta, unificando em “não motorizado” os modos “a pé, bicicleta e animal”. O índice para a pergunta “Qual o meio de transporte que o(a) senhor(a) mais usou para se locomover em sua cidade nos últimos doze meses?” foi de 7,2%.

Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade

Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.

Produção deste artigo de dados

  • Data: 20/10/2021
  • Autoria: Observatório da Bicicleta
  • Revisão: IPEA (resposta de técnico) e Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta

Notícias relacionadas

Cicloativistas e Ippuc fazem contagem de ciclistas nesta semana em Curitiba

A Associação de Ciclistas do Alto iguaçu (Cicloiguaçu), em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), está nas ruas de Curitiba para um novo levantamento sobre o tráfego de bicicletas na continue lendo…

Leia mais

Sensor conta quantas bicicletas passam por rua de Blumenau e resultado surpreende

Um sensor instalado na Rua Antônio da Veiga, em Blumenau, contou durante cinco meses o número de bicicletas que passam por dia pela pequena ciclofaixa da via. O resultado, apresentado nesta semana ao Conselho de continue lendo…

Leia mais

Pesquisa inédita revela número estimado de bicicletas no Brasil

Uma pesquisa feita pela especialista em mobilidade urbana e fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana, Glaucia Pereira, revela que o Brasil tem uma frota estimada de mais de 33 milhões de bicicletas. O trabalho apresenta ainda continue lendo…

Leia mais

Macromobilidade

Por Gláucia Pereira.  Horace Dediu, empresário estadunidense, cunhou o termo micromobilidade pela primeira vez em 2017 no Tech Festival, em Copenhagem. Com isso, entendia que o conceito articulava novos modos ativos de transporte a modos já continue lendo…

Leia mais

Apesar de ter 1,6 milhão de bicicletas, 9 mil delas circulam na cidade de SP todos os dias, diz CET

Um estudo inédito mostra que há 1,6 milhão de bicicletas na cidade de São Paulo, mas dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) indicam que 9 mil delas circulam todos os dias. O levantamento continue lendo…

Leia mais

Movimento em ciclovia dobra na pandemia

Mais pessoas estão pedalando nas ciclovias de São Paulo. E a quantidade de bikes circulando deve aumentar com a redução no imposto de importação.

Leia mais

Convocatória Perfil Ciclista 2021

Inscreva-se aqui, caso tenha interesse na participação de sua cidade. Essa é uma pré-inscrição que não gera qualquer compromisso. Gerar dados que impulsionem a construção de políticas que promovam o uso da bicicleta nas cidades continue lendo…

Leia mais

Fantasmas: Por que acidentes com ciclistas não são contabilizados?

A bicicleta passou a fazer parte da vida de muita gente. Do passeio ao trabalho, a ‘magrela’ foi adotada pelos cariocas e se tornou fundamental para enfrentar o já sempre caótico trânsito da cidade, além continue lendo…

Leia mais

Falta de estatísticas e campanhas de informação dificultam prevenção de acidentes com ciclistas

Os números são desconhecidos. Não há estatísticas de órgãos oficiais que retratem a realidade dos ciclistas e o número de acidentes que eles sofrem no Rio de Janeiro. O atropelamento e morte do taxista aposentado continue lendo…

Leia mais

Relatório anual do Strava confirma o que todos já sabiam: o ciclismo disparou em todo o mundo em 2020

O aumento foi de 77,7% no caso das mulheres e 34,7% no caso dos homens em relação ao ano anterior. Parte da culpa por esse aumento, de acordo com o Strava, foi a pandemia. Após o bloqueio, continue lendo…

Leia mais
1 6 7 8 9 10