Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIPS Ipea

Considerações acerca do dado
A pesquisa SIPS – Sistema de Indicadores de Percepção Social é realizada pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e tem o objetivo de levantar e acompanhar no tempo e no espaço a percepção da população em relação aos serviços de utilidade pública – dentre eles, a mobilidade urbana.
O SIPS foi formulado como pesquisa quantitativa do tipo survey através de entrevistas domiciliares e possui uma margem de erro de 5%, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa SIPS foi aplicada em 2010, 2011 e 2014 e a amostragem variou entre 3.772 e 3. 804 entrevistas, proporcionalmente distribuídas entre os estados da federação. Destaque-se houve mudança na metodologia entre as edições.
Da pesquisa SIPS derivaram diversas publicações, através das quais extraímos os dados expostos a seguir.
Dado do SIPS Ipea
Uso da bicicleta para locomoção no Brasil em 2010: 7%
- Dado obtido em resposta à pergunta “Qual meio de transporte que você mais usa para se locomover em sua cidade?” disponível no relatório da pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social – SIPS – 1, a qual foi realizada em 2010 e publicada em 2011
- O relatório SIPS 2014 – Percepções da população sobre políticas públicas, referente às pesquisas realizadas entre 2010 e 2014 não apresentou dado específico para bicicleta, unificando em “não motorizado” os modos “a pé, bicicleta e animal”. O índice para a pergunta “Qual o meio de transporte que o(a) senhor(a) mais usou para se locomover em sua cidade nos últimos doze meses?” foi de 7,2%.

Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade
Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.
Produção deste artigo de dados
- Data: 20/10/2021
- Autoria: Observatório da Bicicleta
- Revisão: IPEA (resposta de técnico) e Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta
Notícias relacionadas

Mais de 70% dos ciclistas brasileiros usam bicicleta cinco ou mais vezes na semana
No Brasil, 72,5% das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte ou lazer pedalam cinco ou mais vezes por semana, enquanto 28,1% a combinam com outro meio de transporte. Estas são algumas das continue lendo…

Por que ciclistas ignoram trecho de ciclovia em Belo Horizonte?
Por Cristiano Scarpelli Em julho de 2020, no contexto da pandemia, foi implantada uma rota cicloviária de 30 Km ligando as regiões Leste e Oeste de Belo Horizonte, aproveitando algumas ciclovias já existentes e adicionando continue lendo…

Ciclovia em viaduto faz travessia com bicicleta em BH aumentar até 70%
Na capital mineira, as primeiras infraestruturas cicloviárias sobre viadutos foram instaladas no ano passado, em dois pontos da cidade. Após isso, revela um estudo realizado para o Observatório da Bicicleta (UCB), houve um aumento significativo continue lendo…

Levantamento em Niterói aponta aumento no número de bicicletas nas ruas
Um levantamento feito pela coordenadoria Niterói de Bicicleta com o uso das câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional da Nittrans contabilizou um aumento de bikes circulando pelas principais ruas da cidade em 2021. continue lendo…

Relatório anual Strava 2021: ciclismo continua quebrando recordes
A plataforma Strava, com mais de 95 milhões de utilizadores, acaba de apresentar o seu já tradicional relatório anual, no qual compila e divulga alguns dados sobre a atividade esportiva mundial e nacional. 2021 continuou continue lendo…

Strava’s Year In Sport 2021 charts trajectory of ongoing sports boom
Strava, the leading social platform for over 95 million athletes and the largest sports community in the world, today released its annual Year in Sport data report, revealing that the pandemic-era sports boom shows no continue lendo…

Vá de Bicicleta
Por Bruno Panseri Cada vez mais, transportes alternativos tomam conta das cidades. Seja por uma questão de economia ou saúde, seja para gerar menos poluição, eles também ajudam a melhorar a mobilidade urbana. Para se continue lendo…

Travessia de bicicleta em viadutos de BH aumenta até 70% após instalação de estruturas cicloviárias
Por Cristiano Scarpelli No mês de maio de 2021, Belo Horizonte recebeu suas duas primeiras infraestruturas cicloviárias em viadutos, as quais, tudo indica, influenciaram positivamente mais gente a pedalar nos locais. A primeira a ser continue lendo…

Niterói: câmeras de monitoramento contabilizam as bicicletas na ciclovia
As câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) foram aliadas da Coordenadoria Niterói de Bicicleta na contagem de bikes que circulam pelas principais ruas da cidade em 2021. continue lendo…

UCB inicia projeto para analisar dados de ciclomobilidade do Strava
Ciente da importância dos dados gerados por aplicativos para compreender o uso da bicicleta nas cidades, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do seu Observatório da Bicicleta, obteve a aprovação para continue lendo…