Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIPS Ipea

Considerações acerca do dado

A pesquisa SIPS – Sistema de Indicadores de Percepção Social é realizada pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e tem o objetivo de levantar e acompanhar no tempo e no espaço a percepção da população em relação aos serviços de utilidade pública – dentre eles, a mobilidade urbana.

O SIPS foi formulado como pesquisa quantitativa do tipo survey através de entrevistas domiciliares e possui uma margem de erro de 5%, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa SIPS foi aplicada em 2010, 2011 e 2014 e a amostragem variou entre 3.772 e 3. 804 entrevistas, proporcionalmente distribuídas entre os estados da federação. Destaque-se houve mudança na metodologia entre as edições.

Da pesquisa SIPS derivaram diversas publicações, através das quais extraímos os dados expostos a seguir.

Dado do SIPS Ipea

Uso da bicicleta para locomoção no Brasil em 2010: 7%

  • Dado obtido em resposta à pergunta “Qual meio de transporte que você mais usa para se locomover em sua cidade?” disponível no relatório da pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social – SIPS – 1, a qual foi realizada em 2010 e publicada em 2011
  • O relatório SIPS 2014 – Percepções da população sobre políticas públicas, referente às pesquisas realizadas entre 2010 e 2014 não apresentou dado específico para bicicleta, unificando em “não motorizado” os modos “a pé, bicicleta e animal”. O índice para a pergunta “Qual o meio de transporte que o(a) senhor(a) mais usou para se locomover em sua cidade nos últimos doze meses?” foi de 7,2%.

Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade

Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.

Produção deste artigo de dados

  • Data: 20/10/2021
  • Autoria: Observatório da Bicicleta
  • Revisão: IPEA (resposta de técnico) e Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta

Notícias relacionadas

Dia da Consciência Negra: mobilidade urbana reflete desigualdade social brasileira

Leia mais

Pesquisa revela estagnação no uso de bicicletas em Juiz de Fora e aponta áreas críticas para segurança viária

Estudo atualizado sobre o tráfego de ciclistas na cidade mapeia pontos de risco e sugere intervenções para melhorar a segurança no trânsito. O projeto “Caracterização do tráfego cicloviário em Juiz de Fora”, iniciativa do curso continue lendo…

Leia mais

Em Guaratuba, 40% da população utiliza bicicleta como principal meio de transporte

É que Guaratuba se destaca como um exemplo de mobilidade sustentável, com cerca de 16 mil bicicletas em circulação.  E, atualmente, 40% da população utiliza a bicicleta como principal meio de transporte, posicionando Guaratuba como a continue lendo…

Leia mais

Novos dados da proporção de ciclistas em treinamento na orla da Pampulha

Por Cristiano Scarpelli   No final do ano de 2022, produzi o estudo Qual a proporção de ciclistas em treinamento na orla da Pampulha?, no qual onde busquei estimar a proporção das atividades de treino continue lendo…

Leia mais

Melhorias na infraestrutura incentivaria uso de bicicletas

O perfil do ciclista que circula por Belém chegou a ser traçado pela última edição disponível da pesquisa ‘Perfil do Ciclista Brasileiro 2021’, organizada pela Transporte Ativo e pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade continue lendo…

Leia mais

Avenidas de Fortaleza têm contagem de ciclistas através de inteligência artificial

Cinco avenidas de Fortaleza contam com tecnologia de inteligência artificial nas câmeras de videomonitoramento das principais infraestruturas cicloviárias da cidade. O primeiro Painel de Ciclistas, fruto da política cicloviária Pedala Mais, da Prefeitura de Fortaleza, continue lendo…

Leia mais

Niterói tem a ciclovia mais movimentada do Brasil: média diária de 4.775 passagens

Se tem uma imagem de encher os olhos de qualquer um que acredita nas cidades acessíveis, essa é com certeza o trânsito de bicicleta. Foi-se o tempo que tratava-se de um cenário europeu, com a continue lendo…

Leia mais

Maioria dos leitores ignora a bicicleta para trabalhar ou passear

A maioria dos leitores do Campo Grande News votou na enquete desta segunda-feira (8) que nunca optou pela bicicleta para trabalhar ou passear. Esta foi a escolha de 57%. Outros 43% dizem já ter escolhido esse continue lendo…

Leia mais

Uso da bicicleta ganha cada vez mais espaço nas ruas brasileiras

“A bicicleta compartilhada é uma grande aliada do meio ambiente e do combate às mudanças climáticas. Isso porque é um meio de transporte não poluente que promove a redução da pegada de carbono nas metrópoles continue lendo…

Leia mais

Pesquisa busca mapear perfil dos ciclistas do Paraná

A Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu está realizando uma pesquisa para mapear o perfil dos ciclistas do Paraná. Para participar, basta responder as questões deste formulário. A pesquisa será realizada em Curitiba, Araucária, Paranaguá e continue lendo…

Leia mais
1 2 3 10