Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIMOB ANTP
Considerações acerca do dado
O Sistema de Informações da Mobilidade Urbana é desenvolvido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos e consiste em banco de dados para que o poder público acompanhe as várias facetas de caráter econômico e social envolvidas na dinâmica do transporte e transito urbanos dos municípios brasileiros.
O SIPS aborda apenas municípios com mais de 60 mil habitantes e tem sido aplicado desde 2003, sendo que o último relatório é relativo a 2018. Entretanto, em 2015 foi efetuada uma alteração na metodologia da pesquisa, a partir de quando a base de dados adotada passou a ser as pesquisas de Origem e Destino de cinco regiões metropolitanas brasileiras, com o acréscimo de informações de um município de porte médio.
O dado mais recente do SIMOB ANTP é apresentado a seguir.
Dado do SIMOB ANTP
Percentual das viagens por bicicleta nos municípios do Brasil com mais de 60 mil habitantes em 2018: 3,0%
- Dado disponível no documento Sistema de Informações da Mobilidade Urbana – Relatório Geral 2018, publicada em 2020
- A alteração efetuada na metodologia da pesquisa do SIMOB refletiu no índice de uso da bicicleta: nas pesquisas entre 2006 e 2014, o índice subiu paulatinamente de 2,7 a 4,0%; com a nova metodologia aplicada sobre 2014, o índice baixou para 2,0%, repetindo-se em 2015 e 2016 e subindo para 3,0% em 2017 e 2018
- A nova metodologia do SIMOB está exposta na publicação Nova Metodologia adotada para o SIMOB – Sistema de Informações da Mobilidade Urbana
Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade
Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.
Produção deste artigo de dados
- Data: 20/10/2021
- Autoria: Observatório da Bicicleta
- Revisão: Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta
Notícias relacionadas
Expansão das ciclovias é um dos caminhos para ampliar adesão ao modal
Os motivos para o uso da bicicleta como meio de transporte são inúmeros: é um modal econômico, ágil, não polui o meio ambiente e ainda contribui para o condicionamento físico e, por consequência, para a continue lendo…
Prefeitura de Fortaleza instala sistema de inteligência artificial para fortalecer nova política cicloviária
A Prefeitura de Fortaleza desenvolveu uma nova tecnologia, com uso de inteligência artificial nas câmeras de videomonitoramento, para identificar e contabilizar ciclistas que utilizam algumas das principais infraestruturas cicloviárias da cidade. O primeiro Painel de continue lendo…
Bicicleta supera o carro como meio de transporte em Paris
A bicicleta superou o carro como meio de locomoção em Paris, de acordo com um estudo, que os colocam atrás do transporte público e da caminhada. “Há dez anos, quem poderia prever que em Paris continue lendo…
Mulheres representam 40% das pessoas que utilizam bicicletas compartilhadas
A participação feminina no uso da bicicleta como meio de transporte ainda é mais baixa que a masculina, de acordo com estudos de diferentes regiões do País. Nos sistemas de bikes compartilhadas, entretanto, a presença delas está continue lendo…
Trânsito de bikes na ciclovia: contadores da Avenida Faria Lima registram recorde
O número de ciclistas que passa pela ciclovia da Avenida Faria Lima, que percorre os bairros de Pinheiros a Ibirapuera, na capital paulista, tem crescido nos últimos meses. Para se ter uma ideia, se em continue lendo…
Comparativo de rotas Afonso Pena x Grão Mogol com dados do Strava Metro
Por Cristiano Scarpelli A prefeitura de Belo Horizonte está construindo uma ciclovia na Avenida Afonso Pena, que é uma das vias mais importantes de Belo Horizonte. Todavia, o vereador Gabriel Azevedo propôs que para continue lendo…
Uso da bicicleta cresce nas grandes cidades, aponta estudo
Com a crescente demanda pela diminuição das emissões de carbono, cidades do mundo todo se voltam para a ideia de incentivar novos meios de transporte além do carro. Apesar do interesse por veículos elétricos como alternativa continue lendo…
Como a Holanda se tornou o país das bicicletas
Os Países Baixos, chamados coloquialmente de Holanda, são sinônimo de suas bicicletas, elemento icônico do panorama urbano da cidade. A integração dos ciclistas com veículos automotores muitas vezes surpreende os visitantes. A ligação dos holandeses continue lendo…
Em 20 anos, Paris quintuplica sua malha cicloviária e lida com novo “problema”: congestionamento de bicicletas
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, vem trabalhando há anos para fazer da capital francesa, até então uma cidade hostil aos ciclistas, um local onde as bicicletas podem se deslocar com segurança e liberdade. continue lendo…
Semana da Mobilidade 2023 destaca crescimento de ciclistas
O País, que tem mais de 33 milhões de bicicletas, registrou um aumento de 62% nos deslocamentos diários apenas na cidade do Rio de Janeiro. Já o estado de São Paulo registrou um aumento de continue lendo…