| | | | |

Participação de ciclistas nas mortes viárias cresce 20% devido a um aumento no uso de bicicletas elétricas, diz OMS

A quinta edição do Relatório do Status Global de Segurança Viária divulgada nesta quarta-feira, 13 de dezembro de 2023 pela Organização Mundial da Saúde, mostra que a participação de ocupantes de bicicletas na contagem anual de mortes no trânsito aumentou 20%, saindo de 5% em 2010, para 6% em 2021.

Em números absolutos, agora são 71 mil óbitos de ciclistas por ano em todo o planeta ou 194 casos por dia, número similar à lotação de um avião 737-800 da Gol Linhas Aéreas.

O crescimento da participação de ciclistas no total de mortes viárias é particularmente maior em países do Sudeste Asiático, onde esse número triplicou, saltando de 4% em 2010 para 12% em 2021.

Em geral, óbitos viários caem 5%

Levando em consideração todos os modais, ainda que o grupo de pedestres, ciclistas e motociclistas continuem enfrentado um risco crescente e agudo de morte uma vez que a grossa maioria de novas ruas e avenidas têm sido construídas sem qualquer adequação para a segurança deles, os óbitos no trânsito global diminuíram 5%, caindo de 1,25 milhão em 2010 para 1,19 milhão em 2021, anualmente.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *