| |

Paris anuncia segunda fase do “Plano Bicicleta” e irá investir 250 milhões de Euros em ciclovias e bicicletários

A cidade luz também deve ser a cidade da bicicleta. A capital francesa anunciou o equivalente a 1,6 bilhão de reais de investimento em mais ciclovias, estacionamento e fortalecimento de iniciativas em favor da bicicleta em Paris.

O chamado Plan Vélo, acte 2 (Plano bicicleta, segundo ato) terá cinco anos para ser concluído e no planejamento estão previstos 180 novos kms de ciclovias segregadas e a ampliação de outros 450 de ciclofaixas no contrafluxo, oficializando ainda mais a circulação de bicicletas em diversas ruas da cidade. Vale dizer que 52 km das novas ciclovias são estruturas hoje emergenciais e que se tornarão permanentes, mostrando a força que a bicicleta ganhou neste cenário.

Estacionar em segurança é também uma parte importante do plano. Serão mais de 130 mil vagas para bicicletas, entre paraciclos nas ruas, grandes bicicletários em estações de trem e também “veloboxes” – espécie de containers instalados nas ruas para estacionamento seguro de bicicletas.

A bicicleta também vai ganhar ainda mais espaço nas escolas, onde as crianças irão aprender a pedalar e sobre os benefícios da bicicleta. 30 associações de ciclistas que atuam na cidade também receberão apoio para manter e ampliar seu trabalho e ativismo.

Ainda farão parte do plano ações para recuperação e reparo de bicicletas quebradas e acidentadas, ampliação das bicicletas compartilhadas e programas de estímulo ao cicloturismo e ao esporte.

 

 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *