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ONG quer acabar com “cemitérios de bicicletas”

Pondo em prática a reutilização consciente, ONG Aromeiazero está dando um belo destino às bikes abandonadas

Para a ONG Aromeiazero, que desde 2011 tem recolhido bikes para projetos sociais, dar um novo destino a bicicletas paradas é uma prioridade. Depois de identificar algum desses “cemitérios de bicicletas”, que podem ser o bicicletário de um condomínio, de uma empresa, de um clube ou até mesmo uma bicicletaria, eles efetuam a retirada e todo o resto.

Entenda:

“É importante ter apoio e autorização de algum responsável como o síndico, zelador (caso de condomínios); gerente ou proprietário (no caso de bicicletarias) ou algum voluntário que queira ajudar nessa tarefa”, explicam através de um comunicado em sua página do Facebook.

Então depois de um tempo de cerca de um mês, necessário para o proprietário da bike perceber toda a mobilização, eles efetuam a retirada dessas bikes paradas, dando uma nova vida às magrelas.

Nesta semana, o jornal Estadão publicou uma matéria sobre o trabalho da Aromeiazero. A ONG, além de recolher essas bikes empoeiradas, também atua na conscientização dos moradores, fornecendo materiais e consultoria aos administradores darem um novo destino aos cemitérios de bicicletas. Para que o procedimento seja compreendido e aprovado por todos.

“Esses cemitérios de bicicletas podem mudar a vida de muita gente. Nenhuma bike é tão ruim que não dê para usar em uma aula”, disse Murilo Casagrande, diretor da ONG, ao jornal.

A publicação destaca o trabalho feito recentemente pela Aromeiazero no Condomínio Ravena, no bairro de Pinheiros. Após um trabalho em conjunto entre a ONG e condomínio, 15 bicicletas foram recolhidas e em seguida destinadas para um curso de capacitação, onde pessoas de baixa renda restauraram as bikes e passaram a utilizá-las.

Em outra ação, a Aromeiazero também recolhe bicicletas infantis para serem usadas com crianças no projeto Rodinha Zero.

Para mais informações, acesse aromeiazero.org.br.

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Matéria publicada sob autorização do Instituto Aro Meiazero.

Esta matéria também foi publicada na Revista Bicycling em 11/04/2019 .

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