Ativismo | Direito à cidade | nndn | Pedestres
ONG Corrida Amiga chega aos 10 anos de vida na luta pelo acesso e direito à cidade
Fundamentada no conceito de microrrevoluções urbanas, a Corrida Amiga nasceu em 2014 quando a fundadora da Corrida Amiga, Silvia Stuchi Cruz, retornando ao Brasil após residir um ano na Europa, sentiu a urgência e a necessidade não apenas de utilizar os pés como meio de locomoção, mas também de melhorar as condições no Brasil para este meio de transporte, junto com as temáticas de cidadania, inclusão, meio ambiente, direito à cidade e ocupação dos espaços públicos.
Em 2015, logo no início da ONG, Silvia Stuchi assumiu a secretaria executiva, exercida até o ano de 2017, da ‘Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade’ da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), presidida até hoje pela arquiteta e urbanista Meli Malatesta.
A parceria com a ANTP seguiu com a participação da ONG em apresentações científicas e palestras realizadas nos Congressos da ANTP, bem como na realização de Bondes a Pé, acompanhando participantes do congresso a pé de estações até os locais do evento. Ainda, publicamos alguns artigos na Revista dos Transportes Públicos e participamos de episódios de podcast no Diário do Transporte.
“Está em nossa essência a busca da transformação das pessoas a partir da perspectiva da mobilidade ativa, do acesso e direito à cidade“, diz Silvia Stuchi.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Diário do Transporte
- Data de publicação original: 27/06/2024
- Endereço: Clique para acessar