| |

ObMob Salvador divulga auditoria cicloviária da capital baiana

O ObMob Salvador aferiu as diferenças significativas de desenho, qualidade, manutenção, segurança viária, entre outros itens avaliados, das infraestruturas cicloviárias localizadas em diferentes bairros. Através da “Auditoria Cicloviária Salvador (2023)” foram avaliadas ciclovias e ciclofaixas de bairros de classe média e alta da cidade em relação àquelas localizadas em bairros populares localizados no Subúrbio e Miolo de Salvador. Da análise dos dados obtidos, ficou evidente que as desigualdades sociais existentes, entre elas as raciais, são reproduzidas pelos projetos cicloviários materializados em cada um destes locais.

Salvador, capital do estado da Bahia, encontra-se muito distante de alcançar uma mobilidade urbana sustentável, justa e segura, situação semelhante à de outras grandes cidades brasileiras. Pensar o fluxo de pessoas e mercadorias pautado em um modelo rodoviarista, centrado no automóvel particular, traz resultados nefastos para a população, entre eles a poluição atmosférica e sonora, aumento dos engarrafamentos, perda de produtividade, deterioração da saúde e qualidade de vida das pessoas, além das mortes direta ou indiretamente ligadas ao trânsito.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *