Cicloativismo | nndb | Pernambuco | Protesto | sinistro uso | Violência no trânsito
Mortes no trânsito: ciclistas criticam posicionamento da Prefeitura do Recife e cobram ações de segurança para quem pedala
O posicionamento da Prefeitura do Recife sobre as mortes de três ciclistas em um curto intervalo de oito dias foi fortemente criticado e repudiado pelos cicloativistas da cidade. A Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) divulgou uma nota de repúdio ao posicionamento assinado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), avaliado como insensível e omisso, ao isentar a gestão municipal de qualquer responsabilidade sobre as mortes. A entidade, que se posiciona publicamente contra a insegurança nas ruas para quem pedala e caminha, fez críticas sob diversos aspectos e todas fortes. Acusou a gestão municipal de falta de empatia com as vítimas e que se colocou na cômoda posição de culpabilizar o governo do Estado. Tudo isso quando os números de vítimas do trânsito crescem na cidade.
“Sequer há lamentos pelo ocorrido ou propostas de ações para que isso seja evitado no futuro. Ao invés disso, procura se esquivar de sua responsabilidade ora enaltecendo seus feitos, ora jogando a culpa para o governo do Estado. Isso, além de ser desumano, demonstra que não há interesse político da CTTU em alterar um cenário de mortes no trânsito que, de fato, só faz crescer na cidade, tendo dobrado nos últimos dois anos”, diz a entidade. A Ameciclo ainda pontua que a violência no trânsito do Recife só aumenta: cresceu 116,5% no período de janeiro a maio, entre os anos de 2022 e 2024.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: JC
- Data de publicação original: 01/10/2024
- Endereço: Clique para acessar