Amazonas | capitais | Infraestrutura | malha cicloviária | ranking | Zona Franca
Manaus lidera produção de bikes, mas é pior capital para ciclistas
Instituído em 2015, o Plano de Mobilidade Urbana de Manaus traz como uma de suas dez principais diretrizes a ampliação do sistema cicloviário da cidade. Há, inclusive, uma proposta de 190 quilômetros, com indicações de ruas, para interligar bairros a áreas centrais. Porém, oito anos depois, Manaus chega a apenas 35 quilômetros – 18% do previsto.
“Não temos quase nada de estrutura cicloviária. A malha cicloviária não é conectada, está em péssimas condições, bem abandonada e é insegura. O ciclista acha mais seguro andar na rua do que nessas ciclofaixas”, comenta Paulo Aguiar.
A malha foi construída durante as gestões do ex-prefeito Arthur Neto. Algumas receberam fortes críticas pela forma como foram construídas. A primeira, do Boulevard, foi feita por cima da calçada.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: A Crítica
- Data de publicação original: 08/07/2023
- Endereço: Clique para acessar