Instituições de ciclistas
O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.
Cadastros de instituições de ciclistas
Associadas da União de Ciclistas do Brasil
A UCB – União de Ciclistas do Brasil congrega pessoas físicas e instituições de ciclistas que promovem a ciclomobilidade no Brasil.
- Clique aqui para conhecer as Associadas da UB
- Clique aqui para associar-se à UCB
O Mapa das OSCs é uma plataforma de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil. Foi criado a partir da Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSCs) e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Para encontrar instituições de ciclistas, é necessário realizar pesquisa avançada utilizando termos de identificação.
- Clique aqui para acessar o Mapa das OSCs.
Cadastro de Instituições de Ciclistas do Observabici
O Observatório da Bicicleta planeja instalar, em fase futura do seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas estruturado. Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário.
- Clique aqui para realizar sua Inscrição de Interesse.
Notícias relacionadas
“‘Perdeu-se uma oportunidade’ para adaptar as cidades às bicicletas”
“Dia Mundial da Bicicleta, que se assinala esta quarta-feira, não vai ter as habituais iniciativas de passeios em grupo porque as regras do desconfinamento ainda não permitem grandes concentrações de pessoas. A data é comemorada continue lendo…
“Activistas nos dicen por qué es el momento de la bicicleta en Latinoamérica”
“La bicicleta me ha regalado libertad, aventura y adrenalina. Ha hecho mis desplazamientos más rápidos, sencillos y económicos, pero, sobre todo, placenteros. Me ha brindado, además, la oportunidad de conocer personas increíbles que, como yo, continue lendo…
“¿Y si los peatones y ciclistas urbanos se toman más y más calles por el virus?”
“Las ciudades del mundo, con sus sistemas de transporte público afectado por las restricciones derivadas de la pandemia por COVID-19 y miles de vehículos privados fuera de circulación; están impulsando la movilidad activa -caminata y continue lendo…
Associação de ciclistas instala placas de sinalização em Chopinzinho
“Com o objetivo de proporcionar mais segurança aos associados, demais ciclistas e outros usuários das vias de trânsito, seguindo as regras sanitárias de distanciamento social, a AChoC (Associação Chopinzinhense de Ciclismo) realizou, neste sábado (23), continue lendo…
“Pela apropriação das cidades no pós-pandemia”
“A cidade que urge” é o manifesto da Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo), que assim como outras entidades defensoras da mobilidade ativa no País, têm soltado comunicados para tentar ajudar na reorganização da continue lendo…
“Por um plano de contingência no trânsito”
“No dia 16 de Abril foi realizado o webinar – um seminário virtual – de lançamento do hackathon #HackPeloFuturo, promovido pelo Estado do Paraná. Hackathon é uma maratona em que pessoas se reúnem para encontrar soluções a temas diversos. Os temas continue lendo…
“‘A bicicleta pode mudar as cidades’, diz Ana Carboni, da UCB”
“Caminhar e pedalar está sendo a solução de transporte mais adequada para as cidades durante a pandemia do coronavírus. De Londres a Bogotá, de Nova York a Wellington, na Nova Zelândia, cidades ao redor do continue lendo…
União de Ciclistas do Brasil promove campanha para enfrentamento da Pandemia
A entidade, que reúne organizações de ciclistas de todo o Brasil, realizará orientação de incentivo ao uso do modal no país para superar o coronavírus com a Campanha ‘Bicicleta para futuros possíveis’. A UCB, União continue lendo…
“Como a pandemia do novo coronavírus tem estimulado o uso das bicicletas”
“Desde que o novo coronavírus se espalhou pelo mundo, desencadeando uma pandemia, muitos dos nossos comportamentos têm sido revistos. Algumas dessas mudanças têm relação direta com a transmissão do vírus, como o reforço dos hábitos continue lendo…