Instituições de ciclistas
O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.
Cadastros de instituições de ciclistas
Associadas da União de Ciclistas do Brasil
A UCB – União de Ciclistas do Brasil congrega pessoas físicas e instituições de ciclistas que promovem a ciclomobilidade no Brasil.
- Clique aqui para conhecer as Associadas da UB
- Clique aqui para associar-se à UCB
O Mapa das OSCs é uma plataforma de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil. Foi criado a partir da Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSCs) e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Para encontrar instituições de ciclistas, é necessário realizar pesquisa avançada utilizando termos de identificação.
- Clique aqui para acessar o Mapa das OSCs.
Cadastro de Instituições de Ciclistas do Observabici
O Observatório da Bicicleta planeja instalar, em fase futura do seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas estruturado. Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário.
- Clique aqui para realizar sua Inscrição de Interesse.
Notícias relacionadas
“Pedal Contra o Corona vai às ruas de SP valorizar o trabalho do ciclista entregador”
“Pedal Contra o Corona começou no Dia Mundial da Bicicleta, 3 de junho, em uma tarde nublada em São Paulo, ainda com poucos carros nas ruas, mas com muito ciclista entregador pelas ciclovias e regiões continue lendo…
“Coronavírus e mobilidade ativa em Belo Horizonte”
“Da capital mineira, Guilherme Tampieri divulga carta enviada à BHTrans com sugestões de estímulo à mobilidade ativa, em especial a bicicleta. Em tempo de coronavírus, é fundamental refletirmos – e agirmos – levando em consideração continue lendo…
“Na madrugada do Dia Mundial da Bicicleta, grupo de utilizadores pinta ciclovia ‘pop-up’ em Lisboa”
“Numa acção de “apoio” à implementação de “ciclovias pop-up” em Lisboa, um grupo de utilizadores de bicicleta organizou-se on-line e pintou, durante a madrugada, uma via ciclável partilhada na Avenida de Roma. A acção surge continue lendo…
“Dia mundial da bicicleta: OMS defende uso desse meio de transporte para atividades essenciais durante pandemia”
“Coletivo de Ciclistas de SJC destaca que o momento não é para uso da bicicleta como lazer nem prática esportiva. Nesta quarta-feira, 3 de junho, é celebrado o dia mundial da bicicleta, meio de transporte continue lendo…
“O que nos oferece a bicicleta neste Dia Mundial? Mensagem da União de Ciclistas do Brasil”
“Neste Dia Mundial da Bicicleta histórico, 3 de Junho de 2020, o quê a bicicleta nos oferece? Resiliência! A bicicleta está provando ao mundo inteiro neste momento da Pandemia que é um modal altamente resiliente. continue lendo…
“Cidades pequenas impulsionam o pedalar no Brasil”
“Os fatores que tornam ciclista uma cidade principalmente na concepção dos metropolitanos, são investimentos em infraestrutura cicloviária, educação no trânsito, políticas de redução do uso de carros e por aí vai. Tudo isso está certo, continue lendo…
“‘Perdeu-se uma oportunidade’ para adaptar as cidades às bicicletas”
“Dia Mundial da Bicicleta, que se assinala esta quarta-feira, não vai ter as habituais iniciativas de passeios em grupo porque as regras do desconfinamento ainda não permitem grandes concentrações de pessoas. A data é comemorada continue lendo…
“Activistas nos dicen por qué es el momento de la bicicleta en Latinoamérica”
“La bicicleta me ha regalado libertad, aventura y adrenalina. Ha hecho mis desplazamientos más rápidos, sencillos y económicos, pero, sobre todo, placenteros. Me ha brindado, además, la oportunidad de conocer personas increíbles que, como yo, continue lendo…
“¿Y si los peatones y ciclistas urbanos se toman más y más calles por el virus?”
“Las ciudades del mundo, con sus sistemas de transporte público afectado por las restricciones derivadas de la pandemia por COVID-19 y miles de vehículos privados fuera de circulación; están impulsando la movilidad activa -caminata y continue lendo…