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Estudo levanta os maiores problemas dos entregadores com bicicletas em São Paulo

A ciclologística é um conceito recente que vem sendo utilizado para definir os serviços de entregas com uso de bicicleta e ou triciclo. Com as frequentes mudanças e desafios nas cidades – como a descarbonização dos transportes – e a redução dos empregos formais, a prática passou a ser vista como uma opção sustentável, econômica, além de geradora de oportunidades de trabalho e renda.

A população composta por entregadores-ciclistas, empregada formal ou informalmente nas atividades de ciclologística, vem crescendo anualmente. Entre 2019 e 2020, quando o setor de entregas cresceu mais de 94%, as cidades brasileiras viram triplicar o número desse tipo de profissional.

Para entender melhor o perfil do entregador-ciclista nas cidades brasileiras, analisar e compreender as suas necessidades e os aspectos relacionados à segurança viária desses profissionais, a Fundación Mapfre e o Laboratório de Mobilidade Sustentável (Labmob), do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (Prourb) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), se uniram para lançar o estudo “Segurança Viária e Ciclologística: desafios e oportunidades no Brasil”.

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