Paraná | Políticas Públicas | Segurança viária
Em Paranaguá, duas rodas movem a cidade, mas ainda faltam políticas públicas para pedalar com segurança

Comemorado nesta terça-feira, 3 de junho, o Dia Mundial da Bicicleta chama atenção para os múltiplos benefícios sociais, ambientais e de saúde desse meio de transporte. Em Paranaguá, onde a bicicleta já faz parte do cotidiano de milhares de moradores, novos dados reforçam a relevância dessa pauta na cidade.
De acordo com o último levantamento da equipe de Engenharia de Tráfego da Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran), divulgado em 2021, Paranaguá contava com cerca de 135 mil bicicletas em circulação – praticamente uma para cada habitante, considerando a população estimada em 145 mil pessoas. Isso significa que aproximadamente 93% da população tinha acesso direto ao modal. Na comparação com os automóveis, o número de bicicletas era quase o dobro da frota de carros registrada no município.
Esse protagonismo local é confirmado pelos dados da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro 2024, organizada pela ONG Transporte Ativo e o Observatório das Metrópoles, com apoio do Itaú Unibanco – a maior já realizada no Brasil sobre o tema. Paranaguá foi a única cidade do litoral paranaense incluída na amostra, com 765 ciclistas entrevistados entre agosto e novembro do ano passado. Os números mostram que 58% utilizam a bicicleta como meio de transporte, com destaque para deslocamentos diários ao trabalho, estudos, compras e atividades sociais.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Ilha do Mel
- Data de publicação original: 03/06/2025
- Endereço: Clique para acessar