Alemanha | Educação | Escola | Infância | Internacional
Em Berlim, andar de bicicleta deve integrar currículo escolar
Aprender a andar de bicicleta está prestes a se tornar uma tarefa escolar em Berlim. O governo da cidade quer incluir essa modalidade no currículo dos primeiros anos do ensino fundamental, para, além de treinar crianças desde pequenas a pedalar com segurança, também incentivar a formação de novos futuros ciclistas. A iniciativa deve ser um reforço às aulas de segurança no trânsito que já fazem parte do currículo escolar.
Com base num projeto piloto que está sendo desenvolvido numa escola da cidade, na qual foi montado um percurso onde os pequenos treinam a destreza sobre duas rodas, a Secretaria Estadual de Educação de Berlim está desenvolvendo um plano para incluir o ensino de como andar de bicicleta nas aulas de educação física.
A ideia por trás da iniciativa é treinar as crianças desde pequenas a se comportar no trânsito e, desta maneira, quem sabe, ajudar a reduzir o número de acidentes – somente neste ano 15 ciclistas já morreram em acidentes em Berlim. Entre as lições a serem aprendidas estão algumas regras básicas – e muito pouco usadas por ciclistas na cidade –, como sinalizar com o braço uma mudança de direção, por exemplo.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: DW
- Data de publicação original: 12/12/2020
- Endereço: Clique para acessar