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Dia Mundial Sem Carro: por que ainda precisamos falar sobre isso?

Por Aline Cavalcante. Todo 22 de setembro amanheço com uma sensação estranha de que essa data perdeu o sentido e a energia provocadora que havia há alguns anos quando cicloativistas de todas as partes do mundo se reuniam e reivindicavam menos congestionamentos, menos poluição e menos mortes no trânsito. O Dia Mundial Sem Carro (World Car Free Day), celebrado nesta data, nasceu no começo dos anos 90 na França — em 2000, o movimento já tinha se espalhado por mais 700 cidades européias e começou a ganhar o mundo — com o intuito de provocar o debate a partir de uma demanda global e quase inalcançável: por cidades sem carros!

O dia que era de luta foi crescendo ano a ano e ganhou aqui no Brasil contornos da “Semana da Mobilidade” cujo foco se tornou, além de conscientizar a população sobre a violência do trânsito, promover os benefícios de outros jeitos de se deslocar, como andar a pé, de bicicleta, de carona e de transporte público. Passando a sugerir que as pessoas pudessem ficar, pelo menos, um dia sem usar o carro e demonstrando ganhos individuais, mas sobretudo coletivos.

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