Clima | Dia sem carro | Poluição | Sustentabilidade
Dia Mundial sem Carro: entenda os impactos da poluição dos transportes automotivos
O Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro, é uma data de conscientização sobre os impactos da poluição do transporte individual no meio ambiente e na qualidade de vida. Essa reflexão, inclusive, vem ganhando cada vez mais espaço e já impacta políticas públicas de gestores de cidades.
De acordo com Alessandro Azzoni, advogado e economista, especialista em direito ambiental, “o Plano Diretor da capital paulista, de 2014, já traz um modelo de frotas a ser utilizado com biocombustível e o conceito de mobilidade urbana sustentável, que é aquela centralizada no pedestre e no transporte coletivo de maneira a integrar todos os modos de transporte.”
[…]
A prioridade ao transporte coletivo se explica pela alta taxa de poluição. Isso porque, a emissão se mede por quilo de CO2/litro: no ônibus é de 0,08 por passageiro e num carro é de 1,46 por pessoa. Considerando que um ônibus transporta em média 36 passageiros e de carro a média é de 1,5 ocupantes, para levar a mesma quantidade de indivíduos do coletivo seriam necessários quase 20 automóveis a mais na rua.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Garagem 360
- Data de publicação original: 22/09/2020
- Endereço: Clique para acessar