|

Como Porto Alegre pode se inspirar na Cidade do México para revisar seu plano cicloviário

“Bicicletas na Cidade do México? Vocês pensam que são Amsterdã?” Manuel Suárez Lastra não esquece o ceticismo que rondava as primeiras discussões que resultariam no atual plano cicloviário da Cidade do México, um documento que começou a ser gestado em 2007. Encarregado de coordenar o diagnóstico de mobilidade, com o objetivo de propor alternativas para conectar pontos em diversas regiões de uma das maiores cidades do mundo, ele tinha noção do tamanho do desafio. “É uma cidade caótica.”

A capital mexicana impressiona pela dimensão de qualquer estatística relacionada à mobilidade. Seu sistema de transporte público é complexo: tem ônibus, BRT, trólebus (ônibus elétrico), o novíssimo teleférico e o metrô, com mais de 50 anos e por onde passam 5 milhões de pessoas por dia. As viagens de carro, em média, levam 1 hora, mas podem durar até o dobro disso, observa Lastra, diretor do Instituto de Geografia da Universidade Nacional Autônoma do México e mestre em planejamento urbano pela Universidade da Califórnia (Berkeley)​​. Ao longo de 2021, os motoristas perderam, em média, 119 horas no trânsito.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *