| |

Como as bicicletas podem contribuir com a Agenda 2030 e os ODS?

O Relatório das Nações Unidas (ONU) informa que o transporte sustentável não é uma finalidade em si, mas um meio que permite às pessoas acesso a qualquer necessidade, seja emprego, mercados e bens, interação social, educação e uma série de outros serviços que contribuam para uma vida mais plena e saudável dos indivíduos. A adoção de transportes sustentáveis tem benefícios diretos na qualidade socioambiental dos ambientes urbanos, que vão desde a redução das emissões de gases poluentes que intensificam o aquecimento global, até impactos econômicos e sociais que são ocasionados por mortes e sequelas de trânsito, pela falta de acesso à mobilidade – direito de ir e vir- que tende à segregação espacial e impede a materialização oportunidades aos cidadãos.

Mas, a mobilidade sustentável representa mais que ações vindas do poder público, como a promoção de políticas públicas, o planejamento dos territórios e os investimentos em infraestrutura urbana. Ela requer, também, uma mudança de comportamento no modo de vida individual, reduzindo os impactos das atividades cotidianas e gerando ações que impulsionam a produção e o consumo sustentável e promovam o desenvolvimento consciente em escala global.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *