Ciclovias/ciclofaixas | infraestrutura cicloviária
Ciclovias se espalham por mais 158 km da cidade de São Paulo
Praticamente estacionada por três anos em meio a polêmicas, a implementação de ciclovias e ciclofaixas da cidade de São Paulo vive um momento de retomada, com 158 quilômetros entregues desde dezembro de 2019. O sistema cicloviário chegou a vias de referência, como as Avenidas Aricanduva, Jacu Pêssego, Rebouças, Ricardo Jafet, Morumbi e Domingos Dias nos últimos meses. Usuários e cicloativistas elogiam a medida, mas reforçam que melhorias ainda são necessárias.
Com a expansão, a capital paulista chegou a 661 km na malha cicloviária. Em 2016, a cidade tinha 498 km, extensão antes de 98 km no início de 2013. De acordo com a Prefeitura, outros 5,5 km estão em obras e 10 km em finalização, previstos no Plano Cicloviário, de 2019.
“Há previsão de ampliação da malha com a construção de mais 300 km de ciclovias e ciclofaixas, até 2024, aproximando a rede cicloviária da cidade dos 1.000 km de extensão”, apontou em nota. Para ativistas, essa mudança também mostra que a bicicleta está melhor entendida como um meio de locomoção e que ganhou ainda mais protagonismo na pandemia.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Estadão
- Data de publicação original: 15/03/2021
- Endereço: Clique para acessar