|

Cicloativismo: a luta de cariocas para pedalar com segurança na cidade

Pedalar pelas ruas do subúrbio do Rio de Janeiro vai além do esporte ou da necessidade de deslocamento. Em condições tão adversas, utilizar a bicicleta para se locomover parece cada dia mais um ato de resistência. E para alguns, de fato, é uma luta. É o caso do médico Sidney Teixeira, um dos líderes do grupo cicloativista Pedala JPA, que reivindica a construção de ciclovias no bairro de Jacarepaguá e arredores. A ideia saiu da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (Amaf) e tem ganhado as ruas da Zona Oeste do Rio mesmo com pouco tempo de existência.
O grupo cicloativista não chega a ser uma novidade na região, já que ganhou apenas uma nova roupagem e atraiu mais simpatizantes nos últimos meses.

Antes de se tornar Pedala JPA, o projeto era chamado Pedala Freguesia, mas mudou de nome para englobar uma área maior. Deu resultado, tanto que dezenas de ciclistas se reuniram para rodar por estradas do bairro em uma série de eventos organizados nos últimos meses. Neles, os participantes também são convidados a debater mobilidade urbana e, claro, as vantagens do uso na bicicleta e necessidade de criação de ciclovias pela cidade. O Dia Mundial Sem Carro foi o de maior sucesso, com cerca de 80 pessoas presentes.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *