Campanhas

Para a promoção da bicicleta, é comum o uso de estratégias do tipo campanha (conjunto de atividades coordenadas com vistas a angariar apoio, engajamento, sensibilização ou difusão de uma causa). As campanhas costumam requerer mais esforço e tempo, mas seus resultados costumam ser mais estruturantes da própria organização que a realiza.

Esta seção expõe o resultado do monitoramento de campanhas efetuado pelo ObservaBici.

O ObservaBici é colaborativo: informe uma campanha da qual tiver conhecimento para que ela seja destacada e divulgada – saiba mais aqui.


Monitoramento de campanhas do ObservaBici

  • ✔️ Campanha Bicicleta faz bem ao comércio: realizada pela Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) – Tem o objetivo de orientar e incentivar comerciantes a receberem bem os ciclistas, beneficiando-se do aumento do uso da bicicleta na cidade e das estruturas cicloviárias – Prazo para participação: aberto
  • ✔️ Campanha Bicicleta nos Planos: realizada pela UCB e pelo Bike Anjo – Tem o objetivo de assessorar organizações da sociedade civil a incidirem em favor da ciclomobilidade nos Planos de Mobilidade Urbana de suas cidades – Prazo para participação: aberto
  • ✔️ Campanha Bicicleta faz bem ao comércio: realizada pela Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) – Tem o objetivo de orientar e incentivar comerciantes a receberem bem os ciclistas, beneficiando-se do aumento do uso da bicicleta na cidade e das estruturas cicloviárias – Prazo para participação: aberto
  • Financiamento Coletivo “Pedale Como Marina“: realizada pelo coletivo Pedale Como Marina visa arrecadar recursos para as custas processuais e atividades de mobilização em todo o país por justiça a Marina Harkot e por todas as vítimas de crimes de trânsito – Prazo para participação: 20/06/2024
  • Campanha Travessia Cilada: realizada pelo Instituto Corrida Amiga – O objetivo é mobilizar pessoas e cidades em todo o Brasil, levantar dados sobre tempos semafóricos e garantir a preferência de circulação dos pedestres junto aos órgãos responsáveis – Prazo para participação: 12/05/2024
  • Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022: realizado pela UCB, Idec, Cidade a Pé, G14 e Redes Vidas Ativas – Tem o objetivo de incidir sobre as candidaturas aos poderes legislativo e executivo federal e estaduais para que as mesmas incluam os modos sustentáveis de mobilidade em seus respectivos planos de governo e de mandato durante as eleições de 2022 – Prazo de participação: ano 2022
  • Desafio Intermodal 2022: coordenado pelo Ciclovida UFPF – Tem o objetivo de aferir e comparar eficiência das modalidades de mobilidade urbana no Brasil utilizando os dados fornecidos pelas pessoas participantes – Prazo para participação: de 05 a 29/05/2022
  • Campanha Calçada Cilada 2021: realizada pela Corrida Amiga – Tem o objetivo de mapear calçadas no entorno de hospitais, escolas e espaços de acesso ao transporte público coletivo, reforçando a urgência de termos calçadas seguras, largas e adequadas à legislação – Prazo para participação entre 01 e 31 de julho de 2021
  • Campanha 15por30 – Rodovias seguras para ciclistas: realizada pela Cicloiguaçu – Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu – Tem o objetivo de estimular e orientar cidadãos e cidadãs a investirem 15 minutos para apresentarem propostas para inclusão de infraestrutura e outras medidas para a segurança de ciclistas e pedestres em seis trechos (lotes) de rodovias federais do estado do Paraná que estão sendo entregues (concessionadas) para empresas privadas pelos próximos 30 anos – Prazo para participação até 05 de abril de 2020
  • Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: realizada pela UCB – Teve o objetivo de incidir em favor de melhorias das condições de uso da bicicleta como modo de mobilidade e de transporte durante e após a pandemia da Covid-19 – Prazo de participação: ano 2020
  • Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2020: realizado pela UCB, Idec, Como Anda e Cidade a Pé – Tem o objetivo de incidir sobre as candidaturas aos poderes legislativo e executivo municipais para que as mesmas incluam os modos sustentáveis de mobilidade em seus respectivos planos de governo e de mandato durante as eleições de 2020 – Prazo de participação: ano 2020
  • Campanha Mobilidade Ativa nas Eleições 2018: realizado pela UCB, SampaPé e GET-UFPR – Tem o objetivo de incidir sobre as candidaturas aos poderes executivo e legislativo federal e estaduais para que as mesmas incluam os modos ativos de mobilidade em seus respectivos planos de governo e de mandato durante as eleições de 2018 – Prazo de participação: ano 2018
  • Campanha Bicicleta nas Eleições 2016: realizado pela UCB (União de Ciclistas do Brasil) – Tem o objetivo de incidir sobre as candidaturas aos poderes legislativo e executivo municipais para que as mesmas incluam a ciclomobilidade em seus respectivos planos de governo e de mandato durante as eleições de 2016 – Prazo de participação: ano 2016
  • Campanha Bicicleta nas Eleições 2014: realizado pela UCB (União de Ciclistas do Brasil) – Tem o objetivo de incidir sobre as candidaturas ao poder executivo federal para que as mesmas incluam a ciclomobilidade em seus respectivos planos de governo durante as eleições de 2014 – Prazo de participação: ano 2014

Divulgue sua campanha no ObservaBici

Observatório da Bicicleta publica e divulga campanhas de alcance nacional (ou que possibilite a participação de pessoas de lugares diferentes) e iniciativas similares que estejam em desenvolvimento.

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