Boas práticas

As organizações da sociedade civil, sobretudo as do ramo do cicloativismo (defesa e promoção da ciclomobilidade) realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


INSIRA SUA BOA PRÁTICA

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade nos seus programas de governo ou de legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Acervos sobre mobilidade urbana

Acervo de publicações, vídeos, projetos e outras produções para subsidiar o trabalho das organizações e para instruir a opinião pública

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades


CONTEÚDO SOBRE CICLOATIVISMO NO OBSERVABICI

O tema Cicloativismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTIVISMO

INSIRA CICLOATIVISMO

Notícias relacionadas

Estratégia Nacional da Bicicleta lança documento

Demorou bem mais do que o esperado. Finalmente, após quatro anos de espera, foi publicado o Documento de Sistematização da Estratégia Nacional da Mobilidade por Bicicleta, texto que procura orientar as políticas públicas para o continue lendo…

Leia mais

Estratégia Nacional da Bicicleta é lançada na 1ª reunião Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana de 2023

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), a 5ª Reunião Ordinária do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana, a primeira de 2023. Criado em 2021, o Fórum é presidido pelo Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério continue lendo…

Leia mais

Relatório mostra o trabalho de pesquisa e articulação para ampliação das vagas em bicicletários nas periferias de São Paulo

Com o objetivo de ampliar o número de vagas nos bicicletários das periferias de São Paulo e criar um modelo social que atenda às demandas dos territórios, o Instituto Aromeiazero lança, nesta quinta-feira, 4 de continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial da Bicicleta 2023: compilação de eventos, notícias e repercussão

Eventos de 2023 Os eventos alusivos ao Dia Mundial da Bicicleta 2023 serão listados a seguir: BH Bicifest 2023: 01-03/06/2023 – Belo Horizonte/MG Passeio Ciclistico World Bicycle Day 2023: 04/06/2023 – Brasília/DF Ciclo Gaia: 04/06/2023 continue lendo…

Leia mais

DF tem a 2º maior malha cicloviária do país, mas direito à cidade ainda é um desafio

Em Brasília, cidade planejada para os carros, a mobilidade urbana é tópico constantemente em debate e disputa. A necessidade de considerar o impacto dos meios de transporte nas mudanças climáticas e no direito à cidade continue lendo…

Leia mais

Instituto Aromeiazero divulga estudo sobre bicicletários

Com o objetivo de ampliar o número de vagas nos bicicletários das periferias de São Paulo e criar um modelo social que atenda às demandas dos territórios, o Instituto Aromeiazero lança, nesta quinta-feira, 04/05, o continue lendo…

Leia mais

O Poder Público realmente ouve os ciclistas?

Por Guilherme Moraes da Silva. Comitês, reuniões e grupos de trabalho com ciclistas são essenciais para garantir nossos direitos e a segurança nas ruas e estradas. Mas somos levados a sério?Todos temos opiniões sobre o continue lendo…

Leia mais

O impacto da bicicleta no desenvolvimento integral das crianças

Segundo afirmou a pediatra Renata Waksman em uma entrevista realizada para a Revista Crescer, aprender a andar de bike durante a infância estimula a atenção, a disciplina, a concentração e ainda fomenta fazer novas amizades. continue lendo…

Leia mais

12 Sites sobre Mobilidade por Bicicleta

Este post traz uma lista de 12 sites que trazem informações importantes sobre mobilidade por bicicleta, como manuais, normas, artigos e cadernos técnicos. 9. Observatório da Bicicleta: o Observatório da Bicicleta é uma plataforma colaborativa, continue lendo…

Leia mais

Pedalando pelo mundo: ciclistas apostam na força do pedal para inspirar mudanças pró-clima

Desde que a preocupação com o meio ambiente ficou sob holofotes do mundo, um meio de transporte ganhou notoriedade: as bicicletas. Ecológicas e economicamente acessíveis, elas se tornaram símbolo de resistência e mobilidade sustentável. Não continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 34