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As cidades brasileiras são boas para caminhar?

Os carros, além de ineficientes por poluir o ar e gastar muito combustível, moldaram a infraestrutura das cidades, sequestrando os espaços, os investimentos, retificando e canalizando rios e impermeabilizando solos. É urgente tirar os espaços dos carros e devolvê-los para as pessoas, para construirmos cidades mais frescas, verdes e com menos poluição do ar, principalmente considerando que 39% dos deslocamentos nas cidades brasileiras são realizados exclusivamente a pé, segundo dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) de 2018.

O Project Drawdown calcula que se 5% das viagens de carros fossem feitas a pé, 2,9 gigatoneladas de CO2 deixariam de ser emitidas até 2050. Para criar cidades mais convidativas, habitáveis e menos dependentes de veículos motorizados, precisamos torná-las mais caminháveis.

No Brasil, segundo o relatório inédito Prêmio Cidade Caminhável: Panorama dos Projetos de Caminhabilidade no Brasil de 2012 a 2022, alguns projetos nas cidades já estão priorizando pessoas ao invés de veículos. Após a criação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, levaram-se cinco anos para que as cidades começassem a realizar projetos focados em caminhabilidade. Desde 2018, esses projetos aumentaram significativamente e continuam a crescer.

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