Somos 85%

Data do início do evento

22/09/2021

Hora do evento

06:40

Tipo do evento

Presencial

Estado do evento

Pernambuco

Cidade do evento

Recife

Local do evento

Marco Zero, Bairro do Recife - PE

Instituição organizadora

Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife - Ameciclo

E-mail para contato

comunicacao@ameciclo.org

Telefone para contato

81996670992

Palavra chave 1

Cicloativismo

Palavra chave 2

Ciclomobilidade

Palavra chave 3

Dia sem carro

Palavra chave 4

Planejamento Urbano

Palavra chave 5

Políticas Públicas

Descrição

O Dia Mundial Sem Carro se aproxima e, como de praxe, a Ameciclo – juntamente à Rede Meu Recife e Pernambuco Bike Anjo – irá realizar uma ação na cidade. Este ano, vamos ocupar o Marco Zero na próxima quarta-feira (22), a partir das 6h30/6h40 da manhã, para evidenciar a desigualdade que existe quando o assunto é investimento público em mobilidade urbana.

A Pesquisa Origem-Destino da Prefeitura do Recife, através do Instituto Pelópidas Silveira, mostrou que, na divisão dos meios de transporte, mais de 85% da população utiliza os modos sustentáveis (o caminhar, a bicicleta e o transporte coletivo). No entanto, o investimento nas vias para os automóveis é cinco vezes maior em relação aos demais. Se somos 85% dos deslocamentos, nada mais justo que tenhamos 85% desse investimento.

Dito isso, estamos convocando todes que lutam por uma cidade mais inclusiva e boa pra todo mundo a participar conosco desta ação. Precisamos de 100 voluntários/as dispostos/as a fazer desse momento um evento que vai parar e educar a cidade sobre a importância de valorizar quem escolhe um meio de transporte sustentável, humano e democrático. Os carros são deles, mas o espaço urbano é de todes.

Faremos uma foto-oportunidade às 7h, com camisas e cartazes, e a previsão é que a ação acabe por volta das 7h30 pra que todes possam seguir sua vida após a ação. Quem puder ficar, após esse momento teremos um passeio com a La Ursa Tours, empresa que realiza passeio turístico de bicicleta pela cidade.

#DiaMundialSemCarro