Semana Nacional do Trânsito 2021

Data do início do evento

18/09/2021

Data do final do evento

27/09/2021

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

Ministério da Infraestrutura

Palavra chave 1

Dia sem carro

Palavra chave 2

Semana da mobilidade

Descrição

“NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS”

 

 

1. O QUE É A SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

A SNT 2021 traz o tema das Campanhas Educativas para este ano: “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.

Seguindo também as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e considerando que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a realização da Semana Nacional de Trânsito visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito. Tais ações devem contemplar a discussão questões relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos.

 

 

2. OBJETIVOS

Realizar eventos e ações que marquem a Semana Nacional de Trânsito 2021, com temática “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, conforme o tema proposto pelo CONTRAN, a fim de propor debates e reflexões sobre a responsabilidade de cada um dos atores do trânsito.

Democratizar o acesso à sociedade todos os avanços trazidos pela era digital no âmbito do DENATRAN e seus parceiros.

 

3. ORGANIZAÇÃO

O evento é organizado pelo Departamento Nacional de Trânsito, por intermédio da Coordenação-Geral de Educação e Saúde para o Trânsito, com o apoio da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres e seu Gabinete, e da Subsecretaria de Gestão Estratégica, Tecnologia e Informação, da Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura.

A Assessoria Especial de Comunicação atua conjuntamente com o DENATRAN na organização de toda a parte relativa à comunicação dos eventos.

 

 

4. DESTAQUE DOS EVENTOS PRESENCIAIS

4.1 Cerimônia de Abertura

A Abertura da SNT21 será presencial para convidados e transmitida pelo Canal do Youtube do Minfra e Facebook do Denatran, a ocorrer no Auditório do Ministério da Infraestrutura, no dia 17/09 (sexta-feira) das 10h às 12h.

Na cerimônia de Abertura teremos a presença na Mesa de Honra do Secretário Executivo, Marcelo Sampaio e do Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa, representado pelo seu Chefe de Gabinete Péricles Tadeu da Costa Bezerra, além do Secretário Nacional de Trânsito.

Os convidados ficarão dispostas nas fileiras mais próximas da Mesa de Honra.

Na ocasião, o novo Secretário Nacional de Trânsito fará uma breve prestação de contas sobre as entregas do DENATRAN desde a última SNT e abordará a revisão do PNATRANS. Será dada um breve fala à WRI BRASIL em razão da sua colaboração na construção dessa revisão.

O Secretário Executivo, representando o Presidente do CONTRAN, o Sr. Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, fará, simbolicamente, a assinatura da Resolução que aprova o novo PNATRANS. Em seguida será passado um vídeo sobre o PNATRANS organizado pela WRI BRASIL.

Será feita uma breve homenagem ao Detran-RS em razão de sua sede ter sofrido um incêndio recentemente.

Serão assinados os Acordos de Cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Regional, um Plano de Trabalho com o DNIT, no âmbito do ACT com as Vinculadas do Minfra, com foco na educação para o trânsito. Também será feita a assinatura de um Acordo de Cooperação com a Fundação Mapfre na área de Educação para o Trânsito.

Durante a assinatura do Plano de Trabalho, o DNIT irá distribuir alguns exemplares do seu programa CONEXÃO DNIT.

Por fim, a palavra será aberta para as autoridades presentes seguindo-se para o encerramento ao final destas.

Espera-se que o auditório esteja completo (75 lugares). Os servidores e colaboradores do DENATRAN (SENATRAN), estarão presentes.

4.2 Cerimônia de Encerramento

A Cerimônia de Encerramento da SNT21 também será presencial para convidados e transmitida pelo Canal do Youtube do Minfra e Facebook do Denatran, a ocorrer no Auditório do Ministério da Infraestrutura, no dia 27/09 (segunda-feira) das 15h às 17h.

 

 

5. PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DA SNT21

ABERTURA

· 17/09 (Sexta-Feira) – 10h às 12h – Abertura da Semana Nacional de Trânsito 2021 – Auditório Minfra. PRESENCIAL PARA CONVIDADOS com transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN.

 

LIVES TÉCNICAS

· 20/09 (Segunda Feira) – CGPLAN – O NOVO PNATRAN – 10h às 12h – (Via Microsoft Teams). ON LINE

· 21/09 (Terça Feira) – CGSIE – TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO TRÂNSITO – 10h às 12h – (Via Microsoft Teams). ON LINE

· 22/09 (Quarta Feira) – CGEST- FORMAÇÃO DO CIDADÃO PARA A DÉCADA -10h às 12h – (Via Microsoft Teams). ON LINE

· 23/09 (Quinta Feira) – CGST – INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS -10h às 12h – (Via Microsoft Teams). ON LINE

· 24/09 (Sexta Feira) – CGNF FISCALIZAÇÃO DE EXCESSO DE PESO – 10h às 12h – (Via Microsoft Teams). ON LINE

 

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

· 27/09 (Segunda Feira) – Encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2021 – 15h às 17h – “Cerimônia de Premiação dos Vencedores do Prêmio Denatran 2021 ” . Auditório Minfra. PRESENCIAL PARA CONVIDADOS com transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN.

 

 

6. INFORMAÇÕES GERAIS E PEÇAS GRÁFICAS.

No portal do DENATRAN.GOV.BR, na aba EDUCAÇÃO, encontram-se outras informações para o público em geral.

Além disso, a AESCOM produziu peças digitais para divulgação nas redes sociais e portal institucional do DENATRAN, Ministério da Infraestrutura e dos parceiros.

https://drive.google.com/drive/folders/1HHZfFhrnGHCPvQ9ODWAFZOCImBaXFP3K?usp=sharing

 

Além do evento da SNT21 outras datas comemorativas do mês de setembro que devem ser lembradas por meio de um card de homenagem / mensagem:

-16/09 – Dia Nacional do Caminhoneiro – arte de homenagem aos caminhoneiros

-22/09 – Dia Mundial sem Carro – arte incentivando dia mundial sem carro

-23/09 – Dia do agente de trânsito – arte de homenagem aos agentes

-25/09 – Dia Nacional do Trânsito – eventos e arte de homenagem a todos os atores do trânsito

Obs.: Toda a programação refere-se ao horário oficial de Brasília