| | |

Agência Internacional de Energia (AIE) aponta o incentivo ao uso bicicletas como uma das formas de reduzir o consumo de petróleo

Devido à crise energética, em decorrência da invasão russa à Ucrânia, a AIE lançou um plano de dez medidas emergenciais para diminuir o uso global de petróleo. Estima-se que, se adotadas, a demanda reduzirá o consumo em 2,7 milhões de barris por dia, num período de quatro meses.

Com a temporada de pico no consumo global de petróleo, que ocorre entre julho e agosto, e a possibilidade de redução drástica do insumo vindo da Rússia, o plano de 10 pontos exige mudanças no comportamento dos consumidores, atrelado a ações governamentais.

Na lista, o 4° ponto concentra-se no incentivo à micromobilidade, viabilizando o uso de bicicletas e a mobilidade a pé, junto ao barateamento do transporte público.

Além dessas medidas, outras recomendações indicadas para o curto prazo são: imposição de limites de velocidade mais baixos para automóveis e motocicletas, reduzindo a quantidade de combustível fóssil consumida; estimular o trabalho via “home office” ao menos 3 vezes na semana; restrições ocasionais de acesso aos centros urbanos por automóveis; domingos sem carro (“car-free sundays”); e a adoção de veículos elétricos.

O relatório da AIE ainda evidencia que essas mudanças não são temporárias, sendo necessárias não só para diminuir o uso do petróleo, como também para suprimir as mudanças climáticas e a poluição.

Veja mais detalhes sobre as medidas: https://bit.ly/AIE-Guardian

Veja as 10 medidas no site da AIE: https://bit.ly/10pontos-AIE

 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *