White Paper Mobilidade Urbana

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Desenvolvimento e Meio Ambiente

Veículo

Brasil Carbono Zero

Tipo de autoria

Instituição pública

Nome do autor

Observatório do Clima e o GT infraestrutura

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Desenvolvimento Sustentável

Palavra chave 2

Meio ambiente

Palavra chave 3

Mobilidade Sustentável

Palavra chave 4

Políticas Públicas

Descrição

O Observatório do Clima e o GT infraestrutura estão trabalhando desde 2017 no desenvolvimento de uma proposta da sociedade civil brasileira para a descarbonização da economia do país até 2050. Estes trabalhos estão sendo desenvolvidos no âmbito do projeto Descarbonizar 2050, que conta com o suporte financeiro da OAK Foundation e contrapartidas do iCS, e têm sido liderados, em nome do OC e do GT, pelas organizações IEMA, ICV, WRI-Brasil e ClimaInfo, com o apoio da liderança do SEEG. Um dos objetivos do Projeto Descarbonizar 2050 é produzir um roteiro ou um caminho da sociedade civil para a descarbonização da economia brasileira, que seja elaborado por meio do debate entre as organizações das duas redes que formam o OC e o GT Infraestrutura, com outros segmentos da sociedade, como acadêmicos, associações de classes e setores empresariais, entre outros.
Foram selecionados 3 temas que representam os principais emissores de GEE em decorrência do uso de combustíveis: transporte (mobilidade urbana e transporte inter-regional de cargas), indústria e geração de energia elétrica.
O objetivo deste documento é subsidiar o Workshop. Longe de esgotar os assuntos, ele apresenta algumas informações e propõe uma abordagem para a discussão dos participantes, contribuindo para que as premissas, as barreiras, as ações e os instrumentos de um mapa do caminho para a descarbonização da mobilidade urbana no Brasil sejam identificados.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.