Cicloativismo

Tipo de publicação

Audiovisual (Documentário)

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

Ameciclo

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2021

Duração

7 minutos

Palavra chave 1

Cicloativismo

Palavra chave 2

Direito à cidade

Palavra chave 3

Sustentabilidade

Descrição

É fundamental que a dimensão humana nas cidades seja considerada dentro de um planejamento urbano que coloque as pessoas em primeiro lugar, a fim de que os cidadãos sejam os grandes protagonistas da dinâmica das cidades.

Qual o lugar em que queremos viver? Segundo o arquiteto e urbanista Jan Gehl, autor do livro ‘Life Between Buildings’ (A Vida Entre Edifícios), a proteção, o conforto e o prazer das pessoas devem ser os três princípios a serem norteados por arquitetos e urbanistas na hora de pensarem a paisagem urbana das grandes cidades. Espaços mais humanos, com políticas públicas pensadas para as pessoas, não para os carros.

Ao longo da história, o espaço urbano era o principal local de encontro, de trocas e de convivência entre os indivíduos. Até o triunfo dos ideais modernistas de planejamento urbano, aliados à invasão dos automóveis nas ruas, que além de contribuírem para o aumento da densidade demográfica urbana e na segregação socioespacial, desumanizaram os ambientes urbanos em termos de escala e pertencimento.

E o que a luta cicloativista tem a ver com isso? Tudo. Abordamos o assunto nesse vídeo do projeto Videoteca da Ameciclo, cujo tema é “Cicloativismo”. A série traz conteúdos práticos e políticos sobre a bicicleta para ampliar o acesso aos conhecimentos produzidos pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife.

Créditos:
Produção executiva – Ameciclo
Direção – Tiago Martins Rêgo
Produção – Nayane Ramos e Tiago Martins Rêgo
Roteiro – Tiago Martins Rêgo
Captação de imagem e som – Felipe Schuler
Montagem – Tiago Martins Rêgo

Referências:
O que são movimentos sociais? – https://www.politize.com.br/movimento…

O que é direito à cidade? – https://polis.org.br/direito-a-cidade…

“A contribuição da bicicleta para a democratização das cidades”, de Roberta Raquel (p. 44-49) – https://www.researchgate.net/profile/…

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.