A bicicleta é política

Tipo de publicação

Audiovisual (Documentário)

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

Ameciclo

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2021

Duração

19 minutos

Palavra chave 1

Infraestrutura

Palavra chave 2

Planejamento Urbano

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Palavra chave 4

Sustentabilidade

Descrição

Não há como nos debruçarmos sobre questões relativas à mobilidade urbana sem refletirmos sobre nossas próprias vivências no cotidiano das cidades. Nossa experiência no trânsito (e dentro da mobilidade em geral), reflete e faz parte da nossa construção enquanto indivíduos na sociedade.

Discutir direito à cidade é também entender qual população está sendo favorecida dentro da lógica capitalista de desenvolvimento urbano e quais povos estão tendo os direitos de acessar a cidade, em sua totalidade, negados. E mais: qual o perfil do opressor por trás de um automóvel, senão o do homem branco?

Num contexto de elevados números de mortes no trânsito, segregação social, poluição ambiental e privatização de espaços públicos, andar de bicicleta é sim um ato político, pois gera nas pessoas a reflexão de como as cidades devem ser pensadas verdadeiramente. E por ser um veículo democrático, barato e de fácil manutenção, democratiza o acesso a todos os dispositivos da cidade, proporcionando mais liberdade e autonomia para quem se locomove.

O cicloativismo não deve se ater unicamente à questão do combate à carrocracia, mas também à realidade que populações historicamente oprimidas pelo homem branco, capitalista e carrocrata vivem. A exemplo das mulheres, de múltiplas identidades, que estão na constante luta para que possam viver, (re)existir e modificar o espaço urbano da forma que lhes convém.

No vídeo: Anne Paes Leme (GT Mulheres), Manu Saudades (GT Mulheres) e Yanca Larissa (GT Ciclopreto).

Créditos:
Produção executiva – Ameciclo
Direção, produção e roteiro – Nayane Ramos
Captação de imagem, som e montagem – Felipe Schuler
Locução -Thuanne Teixeira

Referências:
A bicicleta, o ciclismo e as mulheres – https://www.scielo.br/pdf/ref/v17n1/a…

Eu sou Barbie e eu sou bruta – https://www.scielo.br/scielo.php?pid=…

O caso do movimento negro em Porto Alegre – https://www.agendapolitica.ufscar.br/…

Manifesto ciclopreto – https://manifestociclopreto.ameciclo.org

A bicicleta como um veículo feminista – http://www.wwc2017.eventos.dype.com.b…

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.