VIDA E MORTE DAS RODOVIAS URBANAS

Tipo de publicação

Manual

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

ITDP e Embarq

Língua

Português

Abrangência geográfica

Internacional/Mundial

Ano da publicação

2013

Palavra chave 1

Automovelcracia

Palavra chave 2

rodoviarismo

Palavra chave 3

sistema viário

Palavra chave 4

Urbanismo

Descrição

Acompanhando a tendência mundial, o Brasil chegou ao início do século XXI como um país urbano, com cerca de 82% da sua população vivendo em cidades. Tornar as cidades mais humanas e equitativas através de intervenções nos sistemas de

 

transporte e melhorias na mobilidade, acessibilidade e ocupação urbana é uma das grandes prioridades das políticas públicas do pais.

 

Nos anos 60 e 70 várias cidades brasileiras importaram o exemplo norte americano

 

de construir viadutos e vias expressas, verdadeiras “rodovias” dentro dos centros urbanos, acreditando assim resolver o problema de congestionamento do trânsito. Hoje se sabe que tais inciativas, não só não resolvem, mas agravam a situação à medida que atraem mais carros para ocuparem o espaço adicional. São notórios os efeitos perversos causados pelas “rodovias urbanas”, que se constituem em

 

verdadeiros enclaves no tecido urbano: degradação de áreas centrais e bairros,

 

ameaça a locais de valor histórico, concentração da poluição atmosférica nas áreas mais densamente ocupadas e ameaças à saúde

 

das pessoas.

 

Este relatório apresenta estudos de caso de cinco cidades que se propuseram

 

a reverter esta condição, demolindo viadutos e desativando as “rodovias urbanas”.

 

Portland, São Francisco, e Milwaukee nos Estados Unidos, Seul, na Coreia do Sul

 

e Bogotá, na Colômbia, apresentam soluções inspiradoras de transformação urbana

 

e melhoria da qualidade de vida. As soluções adotadas são diferentes em função das

 

especificidades locais, mas o resultado final é a requalificação

 

e a revitalização sócio econômica e ambiental das áreas ao redor.

 

Esperamos que o exemplo dessas cidades sirva como elemento inspirador e motivador para as cidades brasileiras.

 

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