VAGAS PARA VIVER: REPENSANDO O CARROCENTRISMO NO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE (2)
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)
Curso ou área do conhecimento
Urbanismo
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Rodrigo Dalenogare Jaskowiak
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Rio Grande do Sul
Município
Porto Alegre
Ano da publicação
2019
Palavra chave 1
Automovelcracia
Palavra chave 2
espaço público
Palavra chave 3
Estacionamento
Palavra chave 4
Infraestrutura
Palavra chave 5
Urbanismo
Descrição
O tema deste Trabalho de Conclusão de Curso surge de uma inquietação pró-
pria minha mas que é compartilhada por uma grande parcela da sociedade: O espaço
do carro em nossas cidades. Seja achando que falta espaço para o carro, ou indo na
direção contraria, a de que há muito espaço para ele, inúmeras vezes nos pegamos
pensando durante uma passeada rápida ou um cruzada através da cidade “porque
a cidade está parada?”. O objeto central do trabalho não será visto como um vilão,
tampouco como um herói de nossas metróples, mas sim como uma ferramenta mal
utilizada que acaba nos gerando mais problemas do que os resolvendo.
Este TCC tratará do assunto de maneira que primeiro entendamos o que está
errado e em seguida como mudar isso, não apenas tratarei de uma diminuição do uso
do carro numa ciadde que ao mesmo tempo que é espraiada é uma das capitais mais
verticalizadas do país, mas também cuidará de dar novos 昀椀ns aos edifícios garagens
e estacionamentos do bairro Centro Histórico, o coração e marco inicial da cidade de
Porto Alegre. Criar novos usos e espaços a partir de edifícios e terrenos que incentivam um sistema poluente e individualista de transporte é o ponto que “suleia” o
trabalho.
O trabalho tem como objetivos reduzir gradativamente a necessidade de uso
do carro particular dentro e para o Centro Historico com medidas de desincentivo do
mesmo e incentivo do uso de outros modais para o mesmo 昀椀m. Ao mesmo tempo, usa
de algumas dessas medidas para gerar aumento das receitas públicas e/ou parcerias
publico privadas de curto prazo para compra de prédios e lotes que entrarão em desuso ou redução drástica da sua capacidade funcionamento, esses prédios e lotes serão
comprados ou alugados pelo poder público conforme necessidade e poder monetário
para criar novos usos que estão em falta no bairro, assim o projeto buscará reviver a
área e criar mais geração de renda para novos moradores e comerciantes através de
sublocação desses locais