VAGAS PARA VIVER: REPENSANDO O CARROCENTRISMO NO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE (2)

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

Urbanismo

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Rodrigo Dalenogare Jaskowiak

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Rio Grande do Sul

Município

Porto Alegre

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Automovelcracia

Palavra chave 2

espaço público

Palavra chave 3

Estacionamento

Palavra chave 4

Infraestrutura

Palavra chave 5

Urbanismo

Descrição

O tema deste Trabalho de Conclusão de Curso surge de uma inquietação pró-

 

pria minha mas que é compartilhada por uma grande parcela da sociedade: O espaço

 

do carro em nossas cidades. Seja achando que falta espaço para o carro, ou indo na

 

direção contraria, a de que há muito espaço para ele, inúmeras vezes nos pegamos

 

pensando durante uma passeada rápida ou um cruzada através da cidade “porque

 

a cidade está parada?”. O objeto central do trabalho não será visto como um vilão,

 

tampouco como um herói de nossas metróples, mas sim como uma ferramenta mal

 

utilizada que acaba nos gerando mais problemas do que os resolvendo.

 

Este TCC tratará do assunto de maneira que primeiro entendamos o que está

 

errado e em seguida como mudar isso, não apenas tratarei de uma diminuição do uso

 

do carro numa ciadde que ao mesmo tempo que é espraiada é uma das capitais mais

 

verticalizadas do país, mas também cuidará de dar novos 昀椀ns aos edifícios garagens

 

e estacionamentos do bairro Centro Histórico, o coração e marco inicial da cidade de

 

Porto Alegre. Criar novos usos e espaços a partir de edifícios e terrenos que incentivam um sistema poluente e individualista de transporte é o ponto que “suleia” o

 

trabalho.

 

O trabalho tem como objetivos reduzir gradativamente a necessidade de uso

 

do carro particular dentro e para o Centro Historico com medidas de desincentivo do

 

mesmo e incentivo do uso de outros modais para o mesmo 昀椀m. Ao mesmo tempo, usa

 

de algumas dessas medidas para gerar aumento das receitas públicas e/ou parcerias

 

publico privadas de curto prazo para compra de prédios e lotes que entrarão em desuso ou redução drástica da sua capacidade funcionamento, esses prédios e lotes serão

 

comprados ou alugados pelo poder público conforme necessidade e poder monetário

 

para criar novos usos que estão em falta no bairro, assim o projeto buscará reviver a

 

área e criar mais geração de renda para novos moradores e comerciantes através de

 

sublocação desses locais

 

 

Ver (1) em https://observatoriodabicicleta.org.br/acervo/vagas-para-viver-repensando-o-carrocentrismo-no-centro-historico-de-porto-alegre/

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