Vá a pé, de bike ou ônibus e ganhe sorvete e cerveja grátis em Bolonha

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Mobilidade

Veículo

CONEXÃO PLANETA

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Suzana Camargo

Língua

Português

Abrangência geográfica

País estrangeiro específico

País

Itália

Ano da publicação

2018

Palavra chave 1

Economia

Palavra chave 2

Economia Criativa

Descrição

Vá a pé, de bike ou ônibus e ganhe sorvete e cerveja grátis em Bolonha
Por aplicativo, programa Bella Mossa na cidade italiana já distribuiu em um ano 16 mil recompensas a quem optou por deixar o carro pela mobilidade ativa e sustentável

A cidade de Bolonha, na Itália, descobriu um modo de incentivar as pessoas a deixarem o carro na garagem. Por meio de um aplicativo, o programa Bella Mossa (Bom Trabalho), idealizado pelo urbanista italiano Marco Amadori, oferece sorvete, cerveja, ingressos de cinema e outras vantagens a moradores e turistas que fizerem suas viagens a pé, de bike ou usando o transporte público.

Criado em 2017, o projeto tem como objetivo estimular a mobilidade sustentável e reduzir a poluição na cidade.

Como funciona?
Para participar do Bela Mossa, é preciso se inscrever no programa e baixar um aplicativo que registra as jornadas realizadas, transformadas em pontos. O importante não é a distância percorrida, mas a assiduidade. Só podem ser computadas quatro viagens diárias.

Depois de um certo número de trajetos feito sem o carro e pontos acumulados, a pessoa pode trocá-los por sorvete, cerveja, ingressos de cinema gratuitos e também uma série de descontos em diversas lojas e serviços.

“Pela primeira vez conseguimos envolver as pessoas em um projeto como este”, disse Amadori, em entrevista à rede britânica BBC. “Todo mundo tem a chance de trocar uma viagem de carro por uma de bike ou de ônibus e ser recompensado pela boa mudança de comportamento”.

O programa só funciona seis meses por ano, durante o verão europeu, e conta com a parceria de mais de 100 comerciantes locais, que oferecem os prêmios. Para que não haja nenhuma “trapaça”, um GPS no aplicativo monitora a distância das viagens e o meio de transporte escolhido. O app mostra ainda quanto de CO2 (dióxido de carbono) deixou de ser emitido com cada “viagem verde”.

Cidade histórica
Assim como outras cidades italianas históricas, Bolonha não foi projetada para o trânsito intenso que possui atualmente. Há registros de povoados na região já no século VI, antes de Cristo. Seu centro tem ruas estreitas e feitas de paralelepípedos.

O Bella Mossa estimula também a participação de escolas e empresas em um desafio para conferir quem consegue acumular mais pontos.

Até o momento, a iniciativa que é financiada pela prefeitura, com apoio da Comunidade Europeia, registrou 3,7 milhões de quilômetros percorridos de forma sustentável e 16 mil recompensas resgatadas. Apenas entre abril e junho de 2018, 10 mil pessoas se inscreveram no programa.

Vida longa ao Bela Mossa e que ele possa ser copiado em outras cidades do mundo. Que tal no Brasil?

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.