Uso de mídias e redes sociais para a melhoria da mobilidade urbana
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Trânsito e Transporte
Veículo
19º CONGRESSO BRASILEIRO
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Eva Vider
Língua
Português
Abrangência geográfica
Internacional/Mundial
Ano da publicação
2013
Palavra chave 1
mobilidade urbana
Palavra chave 2
Políticas Públicas
Descrição
A proposta desse artigo é examinar como as Mídias e Redes Sociais , desenhadas com o apoio das
modernas tecnologias de ITS – Sistemas Inteligentes de Transporte e de TIC – Tecnologias de Informação e
Comunicação, podem melhorar a mobilidade urbana. Novos paradigmas e mudança de comportamento de
viagens, utilização de formas de deslocamento mais sustentáveis, como bicicleta e caminhada a pé, bem
como maior uso do transporte coletivo público e particular (fretamento) , além do melhor uso do automóvel e
seu compartilhamento (carsharing), são o foco do conteúdo a ser trabalhado nas Mídias e Redes Sociais.
Muito já foi dito sobre os mecanismos do Facebook, Twitter, E-mail, Blogs, Sites e You Tube, e o que
apresentamos como ideia neste artigo é uma sugestão de como desenhar redes e mídias sociais para fazer
algo que realmente importe, e de como pequenas ações podem criar grandes mudanças. Acreditamos que a
força da mudança pode ser catalisada pelas mídias e redes sociais onde TODOS – pessoas, governos,
prestadores de serviços, organizações não governamentais e outros atores da mobilidade urbana – possam se
conectar, informar e discutir em tempo real as opções de transporte coletivo público (trem, metrô, barca,
ônibus, BRT, VLT, bonde, teleférico), o uso de alternativas não motorizadas (a pé e bicicleta) bem como
estimular novas formas de utilização do automóvel (car sharing), modificando o atual padrão de mobilidade
urbana para tornar a cidade mais saudável e sustentável em vários aspectos, do social ao econômico.
Recentes acontecimentos no Brasil refletem e corroboram como a força das Redes Sociais pode impactarna
geração de movimentos sociais espontâneos.