“Um carro a menos”: análise sobre a atuação do movimento cicloativista na disputa sobre a política de mobilidade urbana de Porto Alegre

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

POLÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Veículo

IDEIAS

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Danielle Soares Pires de Oliveira E Marcelo Kunrath Silva

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Rio Grande do Sul

Município

Porto Alegre

Ano da publicação

2018

Palavra chave 1

Cicloativismo

Palavra chave 2

Incidência

Palavra chave 3

POLÍTICA DE MOBILIDADE URBANA

Descrição

Abordando a relação entre os movimentos sociais e as políticas públicas, o artigo analisa a atuação do movimento cicloativista na sua tentativa de incidir na política de mobilidade urbana de Porto Alegre. A questão de pesquisa que orienta a argumentação desenvolvida é: como as redes heterogêneas que conformam os movimentos sociais se estruturam e se transformam, ao longo do tempo, a partir de sua atuação (ou tentativa de atuação) nos diferentes fluxos que constituem o processo de construção das políticas públicas? A análise se baseia em entrevistas com cicloativistas e atores da burocracia estatal envolvidos com a política de mobilidade urbana, além de pesquisa documental.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.