Transporte por bicicleta em cidades Catarinenses – Volume 4 – Lages

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Parceria institucional mista

Nome do autor

Painel instituto de pesquisa, UDESC, CNPQ

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Santa Catarina

Município

Lages

Ano da publicação

2013

Palavra chave 1

Planejamento

Palavra chave 2

Políticas Públicas

Palavra chave 3

Transporte

Descrição

Atualmente, as cidades têm sofrido demasiadamente com o descompasso entre o crescente
número de veículos automotores e a deficiência da malha viária em relação a este aumento. Como existem
limites físicos, orçamentários e ambientais para se eliminar este descompasso, surge a necessidade
de uma solução que permita a movimentação dos cidadãos com maior qualidade, sem
engarrafamentos, gastos desnecessários de tempo e combustível, e que ao mesmo tempo contribua
para a diminuição da poluição e o aumento da saúde dos mesmos. O uso da bicicleta, isoladamente
ou em consórcio com o transporte público, pode ser parte desta solução!
Para que a bicicleta possa desempenhar este papel é necessário criar melhores condições
de tráfego, de modo que a população se sinta mais à vontade e segura para utilizá-la. Os fatores que
influenciam na utilização da bicicleta são: a existência de vias seguras para os ciclistas, acessibilidade
e continuidade das rotas, existência de uma estrutura no local de destino (como chuveiros, armários
e bicicletários) e infra-estrutura integrada com o restante do tráfego. Diversos fatores como as
características do indivíduo e da infra-estrutura para bicicletas, da viagem e dos outros sistemas de
transporte disponíveis influenciam na opção pela bicicleta, estimulando ou restringindo o uso da mesma.
Tempo de viagem, qualidade do pavimento e velocidade dos veículos motorizados, podem servir
como diretrizes, para a definição de rotas viáveis em áreas urbanas.
O projeto “TRANSPORTE POR BICICLETA EM CIDADES CATARINENSES: METODOLOGIA
PARA LEVANTAMENTO DA REALIDADE E RECOMENDAÇÕES PARA INCREMENTO DA SUA
PARTICIPAÇÃO NA MOBILIDADE URBANA” foi motivado por projetos anteriores em que se
verificou o intenso uso de bicicletas em algumas cidades catarinenses, onde trabalhadores e estudantes
utilizam este meio de transporte no seu dia a dia, e outros o utilizam como forma de lazer,
e desenvolvido por meio do curso de Engenharia Civil da Udesc, campus Joinville, com
financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Conselho Nacional
de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conforme edital nº 18/2009.
A pesquisa foi desenvolvida em cidades onde a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
possui Centros de Ensino. Para garantir uma variedade de estilos e dimensões de cidades em todas as
regiões do Estado, selecionou-se as cidades de Joinville, Florianópolis, Lages, Balneário Camboriú,
Camboriú e Chapecó.
Os resultados obtidos em cada cidade são apresentados em cadernos específicos e serão encaminhados
ao respectivo poder público local, na forma de sugestões de melhorias. Este é o Volume 4,
com os resultados obtidos no município de Lages, e tem entre seus objetivos, identificar em sua atual
malha viária as deficiências físicas que desestimulam o uso da bicicleta, e a sua integração ao transporte
coletivo.

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