Towards sustainable urban mobility in the city of Belo Horizonte? The cycling movement and its political opportunity structure

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Desenvolvimento Sustentável

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Diego Pessoa Santos

Língua

Inglês

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Minas Gerais

Município

Belo Horizonte

Ano da publicação

2018

Palavra chave 1

Desenvolvimento Sustentável

Palavra chave 2

Movimentos sociais

Palavra chave 3

Sustentabilidade

Descrição

Dissertação de mestrado do curso Master in Sustainability Science and Policy, da Maastricht University.

A cidade de Belo Horizonte, Brasil, é um exemplo de uma cidade latino-americana orientada para carros que enfrenta diversos desafios relacionados à sustentabilidade. Com o objetivo de mudar a atual realidade, políticas de mobilidade urbana foram elaboradas com o foco na promoção de um padrão mais sustentável. Ao mesmo tempo, movimentos sociais urbanos, como o movimento ciclístico da cidade que visa promover a mobilidade por bicicletas, vêm demandando mudanças. No entanto, resultados não têm sido percebidos pelo movimento ciclístico. Essa dissertação analisou a Estrutura de Oportunidade Política (EOP) do movimento ciclístico de Belo Horizonte, tendo como foco a Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte – BH em Ciclo, em uma tentativa de explicar a divergência entre arranjos de políticas públicas favoráveis e a falta de resultados positivos. Nesse estudo de caso, um arcabouço adotando o conceito de EOP para o nível urbano foi sugerido, o EOPU, e entrevistas realizadas. Foi encontrado que a EOPU cria barreiras como pontos fracos de acesso à política institucional, a falta de acomodação do tema na sociedade e uma estrutura governamental inadequada para lidar com as demandas do movimento ciclístico.
Por outro lado, a EOPU oferece oportunidades como potencial para alianças com atores políticos relevantes.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável. Mobilidade urbana. Estrutura de oportunidade política. Movimentos sociais urbanos. Movimento ciclístico.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.