Sistemas de Bicicletas Compartilhadas na América Latina

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Instituição pública

Nome do autor

Plataforma Latino-americana de Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas

Língua

Português

Abrangência geográfica

Internacional/Mundial

País

Brasil

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

américa latina

Palavra chave 2

Compartilhamento

Palavra chave 3

Logística e transporte

Palavra chave 4

Sustentabilidade

Descrição

Os Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas contribuem para o desenvolvimento sustentável de muitas formas: promovendo a saúde e o bem estar; melhorando a mobilidade; contribuindo com a igualdade de gênero; poupando recursos; e diminuindo a emissão de CO2 nas cidades.
Recentemente, os sistemas de bicicletas compartilhadas provaram ser uma excelente alternativa para superar crises.
Esse projeto foi elaborado pela Plataforma Latino-americana de Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas, LatinoSBP.org, após analisar dados de 92 sistemas da região. Como resultado desta análise, apresentamos uma visão geral dos sistemas de bicicletas públicas e compartilhadas que se encontravam em operação durante o mês de dezembro de 2019 e, também, um mapa online chamado “The Latin American Bike-sharing Map”, que fornece informações sobre estes.
Dados disponíveis, acessíveis, precisos e confiáveis geram acesso a informações transparentes. O compartilhamento de dados diminui a desigualdade de informação, levando a um reajuste dos recursos sociais, criando oportunidades, melhorando governos, empoderando cidadãos e muito mais. No entanto, ainda há um déficit de informações sobre os sistemas de bicicletas compartilhadas na América Latina.
Com a intenção de aumentar o conhecimento sobre esses sistemas, este relatório revela um panorama completo dos sistemas ativos durante o mês de dezembro de 2019 e, disseminando os dados e as informações adquiridas, visa estimular novas ideias e projetos.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.