Sistema de mobilidade elétrica de duas rodas de elevada eficiência e performance
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Tese de doutorado)
Curso ou área do conhecimento
Engenharia Electrotécnica
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
José Carlos Marques da Silva
Língua
Português
Abrangência geográfica
Internacional/Mundial
Ano da publicação
2013
Palavra chave 1
Elétricas
Palavra chave 2
mobilidade urbana
Palavra chave 3
Políticas Públicas
Palavra chave 4
Sustentabilidade
Descrição
A bicicleta é hoje reconhecida a nível internacional não apenas como instrumento lúdico, mas também como um meio de transporte urbano promotor de saúde. Pedalar constitui um modo saudável, limpo, económico e divertido de mobilidade que traz muitas outras vantagens e que deve ser cada vez mais adotado pelas pessoas, sobretudo pela população mais jovem e nas deslocações pendulares para a escola ou trabalho. No contexto europeu e apesar de dispormos de ímpares condições de diferenciação positiva, o nosso país apresenta um dos menores índices de utilização dos modos suaves de mobilidade, para o qual tem contribuído um planeamento orientado para o transporte rodoviário. Recentemente o “Projeto Mobilidade Sustentável” deu um passo na promoção da mudança de paradigma no contexto nacional de redes de mobilidade suave, imperativo nos dias de hoje. Para melhorar o desempenho e diminuir o esforço do uso da bicicleta tradicional nas subidas, a opção recai na bicicleta elétrica assistida, pois é um veículo híbrido que permite a realização de percursos de forma mais cómoda e rápida. A presente dissertação teve por objetivo projetar uma bicicleta elétrica de elevada eficiência e performance e em simultâneo disseminar conhecimento rigoroso referente a esta forma de deslocação, ajudando a sensibilizar os intervenientes acerca dos grandes benefícios do uso da bicicleta elétrica, promovendo a mobilidade sustentável. Após um rigoroso e detalhado estudo cinemático do veículo de duas rodas e com base nas performances que se pretendem alcançar, foi elaborado o projeto da bicicleta, selecionados os componentes que o integram e expostos os fundamentos teóricos que justificam a escolha dos mesmos. O desenho do quadro teve por base um convencional, adaptado para integrar as baterias. Foram realizadas diferentes simulações do estudo cinemático e diversos cálculos referentes a consumos, autonomia, custos associados, impacte ambiental, bem como a contabilização de todos os benefícios resultantes da utilização da bicicleta elétrica. Para transmitir de forma eficaz as qualidades da bicicleta projetada, foi criada a marca, o slogan, concebido o logotipo e construído o website onde estão publicados os dados gerais do projeto. O referido website contribui também para a divulgação, sensibilização e promoção do uso da bicicleta elétrica. A opção pela utilização da bicicleta como forma de deslocação alternativa ao automóvel, nomeadamente em meio urbano, apresenta inegáveis vantagens que justificam plenamente a promoção deste modo suave de mobilidade.