Sistema cicloviário : percepção sobre uma ciclovia em Porto Alegre-RS
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Galeazzi, Ítalo
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Rio Grande do Sul
Município
Porto Alegre
Ano da publicação
2019
Palavra chave 1
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 2
mobilidade urbana
Palavra chave 3
Plano cicloviário
Palavra chave 4
Políticas Públicas
Descrição
A construção de ciclovias promove grandes mudanças na estrutura viária das cidades. As novas estruturas do plano cicloviário interferem na relação comportamental de usuários que compartilham o espaço público simultaneamente: moradores, comerciantes, motoristas, ciclistas e pedestres. Esses usuários podem apresentar percepções positivas e negativas com relação à implantação de ciclovias. Os comerciantes e motoristas, por exemplo, podem apresentar percepção negativa sobre determinada ciclovia quando, para sua construção, são eliminadas vagas de estacionamento ao longo de rua. O objetivo da pesquisa é identificar e avaliar a percepção dos usuários da rua sobre a implantação de uma ciclovia. A pesquisa tem enfoque descritivo com técnicas de coleta e análise de dados qualitativas e quantitativas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os principais agentes técnicos, políticos da administração municipal e ciclistas envolvidos na implantação do sistema cicloviário em Porto Alegre-RS. Com base nestes resultados, alicerçados por uma pesquisa bibliográfica sobre Percepção e Percepção e Bicicleta, foram definidos os constructos “Imagem Social, Apoio Social e Apropriação do Espaço”. Estes constructos foram norteadores para a formulação de um questionário. O questionário foi aplicado em uma amostra de usuários de uma rua em Porto Alegre onde foi implantada uma ciclovia com subtração de via de circulação de veículos motorizados. Os resultados gerais demonstram que a Imagem Social da ciclovia e da bicicleta está condicionada ao Apoio Social e que este, por sua vez, é regulado pela interferência na percepção de Apropriação do Espaço Os resultados desta pesquisa podem contribuir para o desenho de políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana, campanhas de conscientização e incentivo ao uso da bicicleta bem como servir de suporte para melhorias no desenvolvimento de Planos Diretores Cicloviários.