Se tivesse que ensinar a projetar ciclovias

Tipo de publicação

Manual

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Antonio Carlos de Mattos Miranda

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2007

Palavra chave 1

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 2

Educação

Palavra chave 3

Engenharia

Palavra chave 4

Infraestrutura

Palavra chave 5

Políticas Públicas

Descrição

Apresento o termo vias cicláveis porque entendo que estejamos precisando de ações que vão além da construção de ciclovias para montarmos a mobilidade por bicicleta no Brasil. Ou seja, é necessário ter ciclovias, ciclofaixas, passeios compartilhados,
passeios separados e muitos outros dispositivos capazes de garantir circulação segura às bicicletas e aos seus condutores.
Neste documento faço abordagens sobre alguns itens importantes à montagem de ações essenciais à organização do planejamento e à realização de projetos para a bicicleta. O texto não pretende esgotar o assunto, nem tampouco é minha intenção perpassar todos os itens que um Projeto de Engenharia/Arquitetura requer. É importante dizer que o tema é relativamente novo na literatura técnica brasileira. São poucos os documentos técnicos existentes e eles ainda não conseguiram configurar um acervo capaz de consolidar teses aceitas e uma prática de discussões continuada nos meios técnicos e acadêmicos nacional.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.