Routing for safer rides: a space syntax approach to predict bicycle collisions in a Brazilian city

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Planejamento em Transporte e Tecnologia

Veículo

urbe Revista Brasileira de Gestão Urbana

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Danaê Fernandes; Mariana Urbana; Milena Kanashiro

Língua

Inglês

Abrangência geográfica

Internacional/Mundial

Ano da publicação

2021

Palavra chave 1

Planejamento

Palavra chave 2

Segurança viária

Palavra chave 3

Sinistro fato

Palavra chave 4

sinistro uso

Descrição

No meu mestrado, tentei correlacionar variáveis quantitativas para entender a espantos utilização da bicicleta num pequeno município da Região Metropolitana de Londrina, no Paraná.

Eu tinha coordenado a pesquisa OD domiciliar do PlanMob deles. E meu queixo caiu quando percebi que cerca de 20% do total de viagens era realizado por bicicleta!

Eu fracassei. Não encontrei nada diferente na questão numérica/estatística que explicasse tamanha ciclabilidade. Provavelmente, fatores sociais, culturais e comportamentais são mais relevantes para tamanho sucesso da bicicleta em Rolândia.

Entretanto, durante a análise de dados, percebi uma coisa interessante: existia um padrão de atropelamento de ciclistas, e dava para usar sintaxe espacial para prever sinistros. Então publiquei esse artigo.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.