Rotas de ciclistas no ambiente urbano: fatores decisivos para a escolha de percursos na cidade de Rio Grande – RS

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

Arquitetura e urbanismo

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Caroline Aveiro Quadrado

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Rio Grande do Sul

Município

Rio Grande

Ano da publicação

2018

Palavra chave 1

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 2

Mobilidade Urbana Por Bicicleta

Palavra chave 3

Rotas cicláveis

Descrição

A falta de vias adequadas para o tráfego de ciclistas nos centros urbanos brasileiros e a disputa do espaço viário com os meios motorizados, é uma realidade que compromete a segurança e o conforto de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. No país, a maioria dos ciclistas fazem uso da bicicleta para fins utilitários, como deslocamentos para o trabalho e estudo, porém, poucas são as áreas urbanas que possuem um sistema cicloviário capaz de atender a demanda das rotas destes usuários. Com isso, diante da rede viária disponível nas cidades e da realidade vivenciada pelos ciclistas nas suas rotas diárias, a investigação parte da premissa de que algumas características urbanas podem influenciar a escolha dos percursos dos ciclistas, contribuindo para que estes possuam, durante os seus trajetos, melhores percepções de conforto e segurança. Este trabalho coloca em discussão as rotas realmente utilizadas pelos usuários os quais fazem uso da bicicleta para fins utilitários, buscando analisar como as características do tráfego, as características das vias e as condições do ambiente afetam a decisão de um ciclista em escolher um determinado percurso. A pesquisa é conduzida a partir da abordagem metodológica quanti-qualitativa, através de um estudo de caso na área urbana do município de Rio Grande – RS, onde busca-se descobrir as rotas reais percorridas pelos ciclistas, afim de investigar os principais fatores capazes de tornar os percursos escolhidos mais atrativos. Por meio da aplicação de entrevistas estruturadas com os usuários de bicicleta, percebeu-se que, ao avaliarem suas rotas quanto às condições de conforto e segurança, 49% dos ciclistas definem seus percursos como “regulares”, 24% definem como “ruins”, 24% como “boas” e apenas 3% definem suas rotas como “excelentes”. Através das análises desenvolvidas, notou-se que a maior parte dos condutores são homens menos favorecidos economicamente, os quais fazem uso da bicicleta, principalmente, nos seus deslocamentos para o trabalho, dividindo, na maioria dos trechos, o mesmo espaço com automóveis. As ruas e avenidas com a presença de ciclofaixas ou ciclovias são prioridade entre os usuários, os quais também valorizam as vias com o pavimento asfaltado e com a ausência de interseções perigosas. Outro aspecto analisado, foi referente a hierarquia viária, percebeu-se que, apesar dos possíveis riscos de acidentes nas vias arteriais, os ciclistas têm preferência em circular nas vias principais da área urbana, as quais possuem uma melhor conectividade com os pontos de origem/destino.

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