Rota segura escolar: Conjunto Habitacional José Bonifácio

Tipo de publicação

Manual

Tipo de autoria

Instituição pública

Nome do autor

Prefeitura de São Paulo

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

condomínio

Palavra chave 2

Escola

Palavra chave 3

escolar

Palavra chave 4

rota segura

Palavra chave 5

segurança

Descrição

Dentre os esforços para prevenir esses acidentes, destacam-se os programas voltados à segurança viária

em áreas escolares. Estas ações vem sendo adotadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, ao

longo dos anos, por meio de sinalização do entorno das escolas (regulamentação de velocidade, faixas

de travessia de pedestres, advertência de área escolar), ações de educação de trânsito (palestras em

escolas, uso de linguagem mímica, teatro) e de fiscalização.

No entanto, em muitas regiões da cidade, os alunos ficam expostos aos riscos de atropelamentos não

só nas proximidades das escolas, mas também nos caminhos que utilizam para se deslocar a pé de

suas casas ou dos pontos de transporte coletivo, situação esta agravada pois grande parte desses

estudantes são crianças que vão para escola frequentemente desacompanhadas ou com irmãos que

muitas vezes também não tem preparo suficiente para realizarem este deslocamento.

No período entre 2014 e 2016, a Gerência de Segurança no Trânsito desenvolveu estudo para

tratamento de áreas escolares: a partir dos caminhos feitos pelos usuários das escolas foram

identificados os problemas e apresentadas soluções para garantir condições de mobilidade segura às

crianças (MORGILLI, et al).

Outros países como Espanha, Argentina, México têm adotado ações para melhorar a segurança viária

em rotas escolares, sendo que os conceitos por eles adotados também foram considerados na

elaboração deste trabalho.

O objetivo do presente Boletim é trazer uma metodologia que sistematiza ações com foco na

melhoraria da segurança da mobilidade a pé dos estudantes, criando um modelo para a implantação

de trabalhos similares em outras áreas escolares no município de São Paulo.

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