REVISÃO DA LIETRATURA SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E INTERNACIONAIS PARA O TRANSPORTE ESCOLAR POR BICICLETAS

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Planejamento Urbano

Veículo

Anais do 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, Balneário Camboriú-SC

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Debora Batista Basílio; Letícia Gonçalves Silva; Poliana de Sousa Leite e Willer Luciano Carvalho

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Planejamento

Palavra chave 2

Transporte Cicloviário

Descrição

Reporta-se neste o uso da bicicleta para realização do trajeto casa-escola-casa de modo que, o objetivo consiste
na realização de uma revisão sistemática da literatura para analisar as políticas públicas nacionais e
internacionais direcionadas ao transporte de estudantes por bicicleta. Para isso, foram utilizadas as bases de
dados Google Acadêmico, Periódicos CAPES/MEC, US National Library of Medicine e National Institutes of
Health, e de palavras-chave como deslocamento ativo e bicicleta escolar, podendo concluir com a análise dos
estudos selecionados que a maioria das políticas internacionais investem em questões de infraestrutura para os
ciclistas nas proximidades das escolas e, no Brasil, as políticas consistem em definir um modelo de bicicleta e
associá-la como meio complementar à outros veículos.

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