Relatório técnico – Ciclologística Brasil

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Parceria institucional mista

Nome do autor

LABMOB e Aliança Bike

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

São Paulo

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

CICLOENTREGA

Palavra chave 2

ciclologística

Palavra chave 3

Economia

Palavra chave 4

Entregadores

Palavra chave 5

Políticas Públicas

Palavra chave 6

Sustentabilidade

Descrição

A atividade de ciclologística refere-se ao uso da bicicleta ou de triciclos (inclusive elétricos) para realização de atividades de logística. A bicicleta equipada com cestos e bagageiros pode servir como transporte de produtos, serviços, ferramentas ou atuar como meio de transporte de profissionais em seu horário de trabalho (LABMOB; ALIANÇA BIKE, 2018). A ciclologística tem se mostrado uma alternativa eficiente e mais sustentável em relação à logística realizada hegemonicamente por veículos como motocicletas, vans e caminhões em áreas urbanas. Os serviços podem variar desde entregas de documentos e mercadorias à realização de serviços pessoais ou, até mesmo, manutenção de serviços públicos, a exemplo do apoio para coleta de lixo urbano. Amplamente adotada em diferentes partes do mundo, especialmente na Holanda e na Dinamarca, a ciclologística tem, portanto, contribuído com a redução dos impactos ambientais associados à circulação de veículos motorizados e poluentes, buscando restringir sua participação exclusivamente no frete e transporte de grandes cargas.
Em contextos urbanos de grandes congestionamentos e comprometimento ambiental, a relevância de se promover a ciclologística está em suas próprias vantagens competitivas já apontadas por diversos estudos e casos nacionais e internacionais. Ocupando menos espaço nas ruas do que vans e caminhões, as bicicletas e triciclos de carga têm maior capilaridade em sua inserção no tecido urbano e maior facilidade de parada (estacionamento) no local de destino, permitindo que muitas entregas cheguem mais rápido e a custos mais baixos. Dados divulgados pela European Cyclists’ Federation (ECF)1 mostram que 25% de todas as entregas realizadas no Reino Unido poderiam ser realizadas hoje por bicicletas e triciclos, com a possibilidade de crescimento desse percentual dependendo do desenvolvimento de novas tecnologias.

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