Relatório técnico – Ciclologística Brasil
Tipo de publicação
Relatório de Pesquisa
Tipo de autoria
Parceria institucional mista
Nome do autor
LABMOB e Aliança Bike
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
São Paulo
Município
São Paulo
Ano da publicação
2020
Palavra chave 1
CICLOENTREGA
Palavra chave 2
ciclologística
Palavra chave 3
Economia
Palavra chave 4
Entregadores
Palavra chave 5
Políticas Públicas
Palavra chave 6
Sustentabilidade
Descrição
A atividade de ciclologística refere-se ao uso da bicicleta ou de triciclos (inclusive elétricos) para realização de atividades de logística. A bicicleta equipada com cestos e bagageiros pode servir como transporte de produtos, serviços, ferramentas ou atuar como meio de transporte de profissionais em seu horário de trabalho (LABMOB; ALIANÇA BIKE, 2018). A ciclologística tem se mostrado uma alternativa eficiente e mais sustentável em relação à logística realizada hegemonicamente por veículos como motocicletas, vans e caminhões em áreas urbanas. Os serviços podem variar desde entregas de documentos e mercadorias à realização de serviços pessoais ou, até mesmo, manutenção de serviços públicos, a exemplo do apoio para coleta de lixo urbano. Amplamente adotada em diferentes partes do mundo, especialmente na Holanda e na Dinamarca, a ciclologística tem, portanto, contribuído com a redução dos impactos ambientais associados à circulação de veículos motorizados e poluentes, buscando restringir sua participação exclusivamente no frete e transporte de grandes cargas.
Em contextos urbanos de grandes congestionamentos e comprometimento ambiental, a relevância de se promover a ciclologística está em suas próprias vantagens competitivas já apontadas por diversos estudos e casos nacionais e internacionais. Ocupando menos espaço nas ruas do que vans e caminhões, as bicicletas e triciclos de carga têm maior capilaridade em sua inserção no tecido urbano e maior facilidade de parada (estacionamento) no local de destino, permitindo que muitas entregas cheguem mais rápido e a custos mais baixos. Dados divulgados pela European Cyclists’ Federation (ECF)1 mostram que 25% de todas as entregas realizadas no Reino Unido poderiam ser realizadas hoje por bicicletas e triciclos, com a possibilidade de crescimento desse percentual dependendo do desenvolvimento de novas tecnologias.